A Criative Jr., empresa júnior do curso de Comunicação Multimeios, foi criada no ano de 2013 como iniciativa de um ex-aluno do curso chamado Flávio Kawakami e que é composta apenas pelos alunos do curso. A ideia surgiu a partir de um trabalho referente a matéria de Meios Digitais em que ele entrevistou membros de empresas juniores da UEM, e verificou que algumas datavam mais de 30 anos. Ele acabou se interessando pelo projeto e se informou sobre como fundar uma empresa júnior para o curso de Comunicação, recentemente criado. Dessa forma, a partir deste momento iniciou-se a fundação do projeto.
Atualmente, o projeto conta com 17 membros e os trabalhos desenvolvidos pela Criative estão relacionados à área de comunicação, em que o seu principal objetivo é oferecer aos membros uma oportunidade de estender os aprendizados para fora da sala de aula e proporcionar atividades práticas de forma que possam realizar projetos para a comunidade externa e aplicar o conhecimento na prática. Ter uma relação com o mercado de trabalho, aprender sobre empreendedorismo e aprender com quem está aprendendo também estão dentre os principais objetivos de uma empresa júnior. Os projetos estão relacionados às matérias do curso, circundando, por exemplo, as áreas de design gráfico, social media, identidade visual, cobertura fotográfica, edição de audiovisual, etc. Confira os projetos feitos pela Criative Jr. clicando aqui.

Membros atuais da Criative Jr. (fonte: Criative Jr.)
O Rocket Jr é um evento organizado pela Criative e neste ano o tema foi “As relações entre arte e o mercado” e contou com palestras de Loraine Wolf, Miguel Fernando, Joyce Bandeira e Ana Paula Altoé Brandão. Confira a cobertura do evento feita pela integrante do Comunica e da Criative, Mariana Manieri Cardoso, no post Relações entre arte e mercado no Rocket Jr. 2019.

Palestrantes no Rocket Jr., 2019 (fonte: Criative Jr.)
O Comunica foi conversar com a Maria Eduarda Simeão Carneiro, atual presidente da Criative Jr., e ela nos contou um pouco mais sobre o projeto:
COMUNICA: Como o projeto vem ajudando os membros?
Maria Eduarda: Eu acredito que a Criative é um espaço para um grande desenvolvimento, na minha perspectiva. Eu entrei no primeiro ano e eu acho que a principal vantagem que eu vejo é ter contato lá dentro com pessoas de diferentes anos do curso, desde pessoas mais experientes até pessoas que estão entrando agora. E eu acho que essa é a forma mais rica de se aprender. Aprender com quem está aprendendo, aprender com quem sabe um pouco mais que você e está ali disposto a te ajudar. Então, eu acredito que a Criative desenvolve os membros dessa forma. Nós vendemos projetos para clientes reais, então acho que isso também é uma forma de aprendizado muito grande, porque a gente tem contato com o mercado de trabalho, a gente aprende a falar com o cliente. Aprendemos como desenvolver um projeto com qualidade, desde a parte de relação com pessoas até a parte de aprender as técnicas de como mexer nos programas e suas ferramentas. Procuramos dar treinamento para os membros da Criative e fazer imersão para a gente aprender coisas novas. Além disso, os projetos são sempre realizados em equipe, então dessa forma a gente desenvolve os membros que estão lá dentro.
COMUNICA: Como é a relação entre vocês?
Maria Eduarda: Eu vejo a Criative como uma família, ao mesmo tempo que a gente trabalha muito juntos nos divertimos muito também, independente dos nossos problemas internos. É um ambiente gostoso de se estar. Os membros se sentem parte e se sentem acolhidos ali dentro. Eu criei relações muito fortes com pessoas do curso por conta da Criative.
COMUNICA: De onde surgiu a ideia do Rocket Jr.?
Maria Eduarda: Sobre o Rocket, a ideia surgiu no ano passado por uma ex-integrante da Criative Jr., Gabriela Lisandro (atualmente no terceiro ano do curso). Surgiu porque queríamos fazer algo novo. Queríamos ter visibilidade tanto no curso, quanto na UEM e em Maringá. E a gente achou que promovendo um evento que reunisse pessoas conhecidas seria uma boa forma de fazer isso e foi a partir daí que surgiu a ideia do Rocket. No ano passado tivemos a temática de empreendedorismo e marketing digital e esse ano a gente quis trazer mais o lado artístico e relacionar com o empreendedorismo. E a ideia central do Rocket é esta: fazer a Criative ser vista tanto pelos alunos do curso, quanto pela cidade e pelos professores, dessa forma ganhando cada vez mais visibilidade.
COMUNICA: Como foi realizar o evento?
Maria Eduarda: Para mim foi muito satisfatório realizar o Rocket. Deu muito trabalho. Organizar evento não é fácil, tem muitas etapas e é muito trabalhoso. Mas no dia foi muito especial, tudo que a gente planejou realmente deu certo, as palestras foram incríveis. É um projeto que demanda muita energia da gente, mas que tem um resultado muito satisfatório. Então, para mim, realizar o evento foi maravilhoso e penso que nos próximos anos vamos continuar fazendo mais edições do Rocket, porque já se tornou uma marca para a Criative.

Pessoas acompanhando o evento Rocket Jr. deste ano (fonte: Criative Jr.)
COMUNICA: Vocês se integram com outras EJs e outros projetos?
Maria Eduarda: Nos integramos bastante com outras EJs. Além da Criative, existem mais 17 empresas juniores na UEM. Além disso, existe o Núcleo Maringá que cuida de todas as EJs de Maringá e Jandaia. Temos a Fejepar que é a federação que cuida de todas as EJs do Paraná. E acima de tudo, existe a Brasil Júnior que é a instância que cuida de todas as EJs do país. Essas instâncias são responsáveis por promover eventos durante o ano que reúnam essas EJs. Então, durante o ano inteiro temos eventos em diferentes cidades, como Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco. Assim, a Criative é bem integrada com outras EJs. Temos contato com muitos outros empresários juniores. Acredito que isso também é uma forma muito boa de fazer network, conhecer pessoas novas e aprender muito com elas.
COMUNICA: Qual o desenvolvimento da Criative Jr. nos últimos anos?
Maria Eduarda: A Criative cresceu bastante do ano passado para esse ano. No ano anterior, realizamos 6 projetos e esse ano já passamos dos 24, então é perceptível um crescimento muito grande.
Acesse o site da Criative Jr. para mais informações sobre os projetos que eles fazem.