Um filme com muita aventura, investigações policiais, risadas e diversidade, Zootopia é uma animação da Disney lançada em 2016, no Brasil, dirigida por Rich Moore e Byron Howard, e que conquistou muitas pessoas com seu enredo bem-humorado e muita criatividade.

Judy Hopps é uma coelha que nasceu em uma fazenda de cenouras, mas que desde criança sonha em se mudar para Zootopia, o lugar onde você pode ser o que quiser, e se tornar a primeira coelha policial. Mesmo com muitos animais duvidando de sua capacidade, Judy se forma na academia de polícia e se muda para a cidade grande em busca de realizar seu sonho. É lá que ela conhece a raposa Nick Wilde, conhecido por ser muito inteligente e malandro. Com sua ajuda, Judy começa a investigar o desaparecimento de um animal e que resulta na descoberta de uma conspiração que afeta toda a cidade pacifica e utópica de Zootopia.

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

No entanto, a narrativa não se resume só a amizade de Nick e Judy ou a solução da investigação de mamíferos desaparecidos. Muitos temas importantes como preconceitos são mostrados no filme desde seu começo. Como é o caso de quando Judy diz que quer se tornar policial, o que faz com que vários animais riam dela e até mesmo seus pais a desencorajem por ser um trabalho muito perigoso. Ela é constantemente vista como uma coelha pequena e indefesa, fazendo relação com a imagem que as mulheres têm e com as ideias de que não se pode fazer serviços considerados masculinos, e até mesmo em seu serviço ela acaba sendo subestimada por suas características físicas. Judy não está ilesa de possuir alguns preconceitos, como quando ela acaba se preparando para qualquer ataque que o Nick possa fazer por ser uma raposa, e logo predador natural de coelhos, o que acaba gerando um conflito entre ambos.

Os personagens não estão acima de preconceitos ou limitações, mas mostram que se deve aceitá-los em vez de dar desculpas para tais comportamentos e superá-las.

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

Fonte: Disney

A cidade de Zootopia é composta por várias vegetações e climas ressaltando a diversidade entre a aparência e porte dos animais como também suas origens, fazendo alusão à pluralidade de etnias, gêneros e outros presentes nas grandes cidades. Mas assim como também acontece no mundo real, estão presentes em Zootopia as grandes corporações, a violência das cidades, os transportes superlotados entre outras características que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Fonte: Disney

Fonte: Disney

O filme também possui várias referências durante sua trama como O Poderoso Chefão, que em Zootopia é retratado por um rato mafioso, ou Breaking Bad, quando Judy e Nick estão no laboratório e dois dos carneiros se chamam Walter e Jesse, assim como sobre outros filmes.

Sr. Big Fonte: Disney

Sr. Big
Fonte: Disney

Doung, Jesse e Walter Fonte: Disney

Doung, Jesse e Walter
Fonte: Disney

A animação, além de tudo isso, também leva a mensagem de como não julgar alguém pela aparência, já que muitas vezes eles podem ser aquilo que menos se espera, e também a de nunca desistir e acreditar em si mesmo, mesmo com todas as adversidades que possam aparecer durante sua trajetória, como também é cantado por Shakira na música tema do filme “Try everthing”.

Possuindo boas respostas em relações as críticas e as bilheterias, Zootopia é um filme que pode ser assistido por todas as idades, gêneros e gostos. Apresentando várias lições que podem nos levar a refletir e a relacionar com o mundo atual em que vivemos, sem deixar de lado o visual colorido, animado e divertido presente nas animações infantis.

E você, já assistiu ao filme? se sim comente com a gente o que achou.

 

Fontes:

Adoro cinema