A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) foi criada no final de 2006, pela Resolução 030/06-COU, como órgão suplementar da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada à Reitoria. Antes da Eduem, a UEM já possuía a tradição de editoração científica de livros e periódicos, mas as publicações eram realizadas por meio de um Programa de Editoração Científica ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O objetivo editorial da Eduem é promover a divulgação de trabalhos científicos, técnicos, didáticos, culturais e paradidáticos de interesse de pesquisadores de Instituições Científicas do país e do exterior, procurando uma internacionalização, nos mais diversos campos do conhecimento, bem como propiciar intercâmbios e convênios com diversas instituições, estimulando o desenvolvimento de coedições e parcerias. Desde sua criação já publicou 320 novos títulos.

A editora também conta com uma livraria física, que fica localizada dentro do campus da universidade, onde se disponibiliza e comercializa livros publicados pela Eduem e de editoras universitárias e comerciais do país. Além disso, também conta com uma livraria on-line, onde consegue comercializar suas publicações para todo Brasil. A Eduem participa, sempre que pode, de feiras e eventos nacionais e internacionais, onde consegue apresentar e vender suas publicações, muitas vezes com preços especiais. Essa participação ocorre sob duas formas: através da participação de funcionários da Eduem/Livraria e por meio da Associação Brasileira  de Editoras Universitárias (ABEU), da qual é filiada. Este ano a editora está presente na sexta edição da FLIM (Festa Literária de Maringá), comercializando 165 títulos com 50% de desconto, alguns estão com preços ainda mais especiais, além de livros-brinde para compras acima de 50 reais.

Livraria da EDUEM, localizada no bloco F05 (quiosques)

Quer saber os trâmites para submeter uma publicação?

1. Submissão da proposta por meio de formulário disponível no portal;
  2. Avaliação prévia da proposta pelo Conselho Editorial;
  3. Em consonância com a análise do Conselho Editorial, as propostas aprovadas são encaminhadas, às cegas, para a avaliação de, no mínimo, dois consultores  ad  hoc, externos a UEM, pertencentes à área de interesse e de competência reconhecida no meio acadêmico-científico, por meio de parecer técnico-científico;
  4. Em casos de um parecer favorável e outro desfavorável, a proposta é encaminhada a um terceiro consultor ad hoc;
  5. Após a avaliação dos consultores externos ad hoc e mediante a avaliação favorável destes é que o Conselho Editorial analisa e decide sobre a publicação da obra.

(No site da Eduem existem informações mais detalhadas de como enviar uma submissão e todos os demais processos.)

Para entender um pouco mais sobre todos os processos da editora, conversamos com o diretor da Eduem, o Professor José Paulo de Souza, que nos contou que eles trabalham com várias frentes, indo da publicação e distribuição gratuita até a comercialização. A quantidade de publicações feitas por ano dependem do orçamento recebido pela Eduem, podendo assim variar de ano em ano, mas a meta, segundo o diretor, é sempre expandir. Este ano, com o contingenciamento de verbas realizados pelo atual governo, o professor conta por exemplo, que eles não têm conseguido enviar funcionários para algumas feiras universitárias de livro, que participavam todos os anos, mas que para não deixar de participar totalmente, tentam enviar somente os materiais que são introduzidos e vendidos pela organização das feiras.

O professor também explicou o caso de alguns livros e periódicos que não podem ser comercializados, apenas doados, que são algumas publicações feitas por pesquisadores e financiadas por agências de fomento, como Fundação Araucária, CNPq, entre outras, onde parte do material fica com o pesquisador e outra parte na editora, e eles são doados a pedido de algum grupo de pesquisa, para algum evento, para alunos de graduação ou pós-graduação que estão estudando na área pesquisada e outros casos específicos.

Ficou curioso para ler mais? Você pode encontrar os livros e periódicos publicados pela EDUEM na livraria que fica dentro do campus sede da Universidade ou online, onde há também disponibilização de materiais gratuitos.

Fonte:

Site oficial da Eduem