A UEM-FM, rádio da Universidade Estadual de Maringá, tocou sua primeira música em 1996, um ano após ser concedido seu direito de explorar a frequência 106,9 MHz. Inicialmente com o nome de Universitária FM, a rádio possui um acervo discográfico que atualmente ultrapassa 4 mil títulos doados pela comunidade.

Sua ampla programação é feita por dois jornalistas, dois produtores musicais, dois locutores, três operadores de áudio, um auxiliar de produção, uma secretária, dois acadêmicos estagiários bolsistas e colaboradores voluntários.

A equipe trabalha para produzir um conteúdo de caráter polifônico com músicas brasileiras de várias épocas, gêneros e estilos, além dos programas informativos, produzidos como projetos de extensão e cultura, referentes a universidade e a cidade de Maringá.

O Comunica foi bater um papo com o coordenador e locutor da rádio Marcelo Galdioli que nos informou sobre o funcionamento, princípios e objetivos da UEM-FM. Confira a nossa entrevista em formato de podcast a seguir!