Você se lembra de ter imaginado, há dez anos atrás, como o mundo seria em 2019? Se já, o tempo correspondeu às suas expectativas? Filmes clássicos como Matrix (1999), Blade Runner (1982) e 2001 (1968), são fontes que alimentam as nossas expectativas sobre o que esperar do futuro da humanidade. Mas esses não são o primeiro contato com os supostos destinos da raça humana.

20128877-jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx-copia

bladerunner-poster-copia

image-copia

Divulgação

No dia 23 de Setembro de 1962, a ABC TV, grupo estadunidense de televisão, estreava Os Jetsons, primeiro programa em cores. Apesar de ser idealizado em uma era onde a tecnologia ainda dava pequenos passos, a série pôde prever muitos avanços que hoje, se tornam recorrentes no nosso cotidiano e foi a responsável por implantar na imaginação dos telespectadores o que seria o futuro da humanidade.

A animação trata de uma família que vive em uma cidade futurística, com casas flutuantes e carros voadores, Orbit City. É evidente que a tecnologia dos dias de hoje ainda não permitiram essas evoluções, porém, já com o primeiro episódio da série animada, podemos identificar muitas semelhanças, não somente dos avanços tecnológicos, mas do comportamento da humanidade diante à estes.

Os robôs, os computadores e máquinas de diversas funcionalidades já faziam parte do cotidiano da família. A empregada doméstica, Rosie, é um robô que limpa, passa, cozinha e tem pensamentos próprios. Os alimentos já não eram preparados, mas sim, retirados de uma máquina.  Além disso, Hanna-Barbera também previu as videochamadas através de televisores.

Reprodução

Vídeochamada- Reprodução

Funções da máquina de lavar, passar e limpar - Reprodução

Funções da máquina de lavar, passar e limpar – Reprodução

Máquina de alimentos - Reprodução

Máquina de alimentos – Reprodução

Não só nos produtos do desenvolvimento tecnológicos podemos perceber semelhanças. Os personagens se encontram envolvidos pelo consumismo, como no primeiro episódio da animação, no qual a máquina que serve alimentos  apresenta defeitos e Jane, a mãe da família propõe a compra de uma nova. George, o pai, se recusa a comprar já que não terminaram de pagar a que compraram anteriormente. Jane também é habituada a frequentar o shopping da cidade e fazer compras compulsivamente.

Máquina de alimentos com defeito - Reprodução

Máquina de alimentos com defeito – Reprodução

Além disso, os protagonistas também se encontram em estado de sedentarismo, se locomovem através de esteiras e cadeiras voadoras e também são completamente alienados pelas mídias.

George se locomovendo pela esteira - Reprodução

George se locomovendo pela esteira – Reprodução

Jane hipnotizada pela televisão - Reprodução

Jane hipnotizada pela televisão – Reprodução

Apesar de ser uma produção de mais de cinquenta anos atrás, a série serve de panorama para analisarmos se as evoluções acompanharam a imaginação do que seria. Os anos de diferença não deixam com que a série seja menos atual, pelo ao contrário, traz diversas reflexões sobre as evoluções tecnológicas e os comportamentos humanos diante desses avanços que podem ser facilmente aplicados aos dias de hoje.

Fontes

Terra