Trance, do inglês, significa transe ou êxtase. É entendido como um estado alterado de consciência de quem se encontra como que transportado para fora de si e do mundo sensível, por efeito de exaltação mística ou de sentimentos muito intensos de alegria, prazer, admiração, temor reverente etc. O estado psicodélico é um conjunto de experiências estimuladas pela privação sensorial, bem como por efeito no sistema nervoso de substâncias psicodélicas. Essas experiências incluem uma produção visionária semelhante a alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência semelhantes ao sonhos, psicose e êxtase religioso.

O trance psicodélico é um gênero da música eletrônica que surgiu no final da década de 80 em Goa, no oeste da Índia. Com suas praias paradisíacas e sua cultura minimalista, Goa acabou se tornando um ponto de encontro internacional de místicos, anarquistas, filósofos, pessoas interessadas em espiritualismo… um verdadeiro paraíso para hippies e viajantes mochileiros, todos conectados através do desejo de quererem ter uma posição fora do sistema ocidental. Todos procuram em Goa o lado intenso e bonito da vida e é claro que a música não poderia faltar neste cenário.

No início, as festas nas praias de Goa eram tomadas pelo rock psicodélico e pelo reggae, com trilhas sonoras que iam de Janis Joplin a Pink Floyd e muita experimentação musical. Os jovens que frequentavam essas festas adotaram uma posição contrária ao sistema, promulgaram formas de vida alternativas e contraculturais, opondo-se aos valores dominantes na sociedade capitalista, como o trabalho, dinheiro, materialismo, conformismo, burocracia, propriedade privada, repressão, segregação racial, distinção de classe social, etc.

O Psytrance teve seu início com o Goa Trance, um gênero musical que tem como característica um som mais orgânico com melodias alegres, utiliza a repetição de elementos e o uso de  arpejos que tornam o som hipnótico. Além disso, apresenta bumbo característico com pitch menos elevado, trechos de mantras indianos e efeitos psicodélicos. Seu precursor foi o DJ Goa Gill, com batidas conectadas a espiritualidade e yoga, acreditava que o trance levava os ouvintes a estados elevados de consciência.

Exemplos de artistas ligados ao Goa Trance são:

  • CENTRAMENTO
  • SAT

A década de 90 foi tomada pelo Goa trance, uma das festas mais conhecidas dessa época foi a Full Moon Party, que aconteceu em 1993, em Ko Phangan na Tailândia. No final dessa mesma década, o Goa Trance abre espaço para o Psytrance, novo gênero que vinha encantando os apreciadores da Música Psicodélica. Com mais tecnologia, a música se tornou mais mecânica e computadorizada, ampliando as possibilidades de produção com mais timbres e sintetizadores analógicos e digitais, dando espaço também à subgêneros como Progressive Trance, Full On, Full On Morning, Full On Old School, Dark Psy, Hitech, Psycore, entre outros…

1_7

Full Moon Party (1993) | Foto: Psicodelia

Exemplos de artistas ligados ao Psytrance são:

  • Pineal Connection
  • Patrique Luciano

De uns anos pra cá, a música eletrônica se tornou febre mundial, mas é importante lembrar que nem todas essas festas pertencem ao Psytrance raíz e seu traços. Normalmente, as festas que chamamos de “Rave” são eventos comerciais e não estão ligadas a um estilo de vida específico, contam com grandes estruturas e uma enorme quantidade de pessoas. No Brasil, os festivais e eventos mais famosos geralmente acontecem durante todo o fim de semana podendo durar mais dias, e contam com pessoas de vários estados, já os eventos menores e regionais acontecem em uma noite. As Festas Raves também costumam ter sempre os DJ’s mais renomados em seus line-ups, inclusive atrações internacionais.

Tomorrowland (Bélgica - 2018)

Tomorrowland (Bélgica – 2018) | Foto: Facebook

50048289_1977222669250009_4327211638420668416_o

Aslam (Andradas/MG – 2018) | Foto: Facebook

70133526_2510088575737044_1082742705357848576_o

Progressive (Maringá/PR – 2019) | Foto: Instagram

Não é porque festa rave é um evento comercial que não tem Psytrance. Esses eventos comerciais contam com DJ’s de variadas vertentes, as mais presentes são o Full On, Psytrance e Progressive Trance, mas há quem diga que a qualidade do som ainda é diferente do que é tocado nas festas do Psytrance raíz, e que o público e o ambiente também faz uma enorme diferença. Diferentemente dos eventos comerciais, os festivais e eventos que carregam a essência do Psytrance contam com um público reduzido, normalmente as pessoas se conhecem de eventos anteriores. Os eventos acontecem durante todo o fim de semana podendo durar até 5 dias, com line-ups carregadas de DJ’s regionais.

O Psytrance está muito ligado à natureza e carrega como cultura a filosofia de vida do PLUR, do inglês para o português, Paz, Amor, União e Respeito. Esse tipo de evento normalmente acontece em lugares abertos como picos, fazendas ou chácaras rurais e a grande maioria do público vai em busca de se reconectar, seja com a natureza ou com seu eu interior. Outras características interessantes presentes nesses eventos são: exposições de arte, intervenções artísticas, meditação, yoga, tenda de cura, reiki, entre outros.

maxresdefault

Green Dark Power Ritual Goa Gill (Canyons – 2017) | Foto: Google Imagens

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ritual Symbiosis (Maringá – 2018) | Foto autoral – Cyber Shot

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ritual Symbiosis (Maringá – 2018) | Foto autoral – Cyber Shot

48407642_2297970243775279_7797772821085552640_o

Ritual Symbiosis (Maringá – 2018) | Foto: Montanelli’s Fotografia

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Bless Nature Festival (Palotina – 2019) | Foto autoral – Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina - 2019) | Foto autoral - Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina – 2019) | Foto autoral – Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina - 2019) | Foto autoral - Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina – 2019) | Foto autoral – Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina - 2019) | Foto autoral - Cyber Shot

Bless Nature Festival (Palotina – 2019) | Foto autoral – Cyber Shot

Eaí, você já foi em algum desses eventos? Ficou com vontade de conhecer? Conta aí pra gente!

 


Fontes: