A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) é uma instituição que tem como objetivo incentivar as produções científicas entre mestres e doutores e também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, além de promover a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A Intercom promove anualmente O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, desde 1977, e também cinco Congressos Regionais, que abordam o tema escolhido para o congresso nacional que acontecerá posteriormente, no mesmo ano.

O Intercom Sul 2019 aconteceu entre os dias 20 e 22 de Julho, em Porto Alegre-RS, no Centro Universitário UniRitter. O evento que reúne graduandos e graduados nas diversas áreas da comunicação para debates, palestras e apresentações de trabalhos teve como tema “Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia”. Nos dias 20 e 21 foram realizadas as apresentações dos trabalhos no Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), uma parte do evento destinado à apresentações de produções experimentais que ao final, conta com uma premiação aos melhores trabalhos salientados. O curso de Comunicação e Multimeios (UEM) esteve presente em diversas categorias, sendo elas:

  • Filme de Ficção (Leonardo Ianella, Beatriz Oliveira, Renata Alexandrino, Camila Mocki Colombo e Maria Júlia Veronese com o curta “Reclusa”)
  • Roteiro de Ficção (Beatriz Carrocini Colnago com a websérie “Agón”)
  • Edição de Livro (Heloísa Ferrira Gentil com “Gota d’água”)
  • Fotonovela (Lívia Pinheiro Marques com a fotonovela “Golpes da Paixão”)
  • Histórias em Quadrinhos (Daniela Sakamoto com “Cem anos”)
  • Projeto de Comunicação Integrada (Beatriz Mello de Oliveira com o projeto de comunicação para a marca Fuá)
  • Programa laboratorial de áudio (Giovanna Pedrosa com “APAE FM”)

Os trabalhos premiados foram: Curta de Ficção “Reclusa”, Fotonovela “Golpes da Paixão” e História em Quadrinhos “Cem anos”. Por terem sido premiados a nível regional, os alunos Leonardo Ianella, Beatriz Oliveira, Renata Alexandrino, Camila Mocki Colombo, Maria Júlia Veronese, Lívia Pinheiro Marques e Daniela Sakamoto foram selecionados para participar e apresentar seus trabalhos no Intercom Nacional.

 

Intercom Nacional 2019 foi realizado entre os dias 2 a 7 de Setembro, em Belém-PA, e teve como tema “Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia”, o mesmo do Intercom Sul. O eventou contou com uma ampla programação formada por atividades como encontros internacionais, colóquios, jornadas, fóruns, seminários, entre outros, que ocorrem ao longo de todos os seis dias de evento, com diversas oportunidades para o encontro de estudantes, pesquisadores e profissionais.

Durante O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorre a terceira etapa do Expocom, onde os trabalhos premiados nos congressos regionais serão avaliados novamente por um júri virtual e devem, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos no Intercom Nacional diante do júri presencial. Após apuração das avaliações desses júris, os que obtiverem as melhores críticas são premiados nacionalmente no encerramento do evento.

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Representantes de CMM no Intercom Nacional 2019

As produções “Reclusa” (Beatriz Oliveira, Camila Mocki Colombo, Renata Alexandrino, Leonardo Ianella e Maria Veronese), “Golpes da Paixão” (Lívia Pinheiro) e “Cem Anos” (Daniela Sakamoto) apresentadas no Congresso Nacional foram premiadas novamente, agora em escala Nacional, colocando mais uma vez o nome da UEM no cenário artístico comunicacional brasileiro.

Em entrevista para o Comunica, Daniela Sakamoto, sobre “Cem anos”, nos disse que teve como proposta desenvolver uma adaptação da obra “Sonhos de Dez Noites” do autor japonês Natsume Sôseki em uma história em quadrinhos digital, igualmente como produzir um art book do processo. Isso, na tentativa de adaptar uma literatura pouco explorada no Brasil; contribuir para os estudos das adaptações, especialmente entre a literatura e as histórias em quadrinhos; e experimentar a partir deste processo, as possibilidades de criação narrativa da mídia de quadrinhos digitais.

Lívia Pinheiro, sobre “Golpes da Paixão“, disse que a  proposta é oferecer um produto em multimeios que apresente por meio de um romance fotonovelesco as mazelas do regime militar no Brasil (1964-1985) acerca das produções artísticas do cinema e da música Brasileiras. A Fotonovela digital Golpes da Paixão relata a história de Antônio César e Raquel. Dois jovens, duas classes sociais, duas atuações políticas, dois mundos diferentes, mas um único amor. Raquel lutava pelo direito de escrever, de falar, de expressar, de cantar, de atuar. Antônio César lutava apenas para sobreviver. O autoritarismo do período histórico da ditadura militar é o principal obstáculo que impedem suas paixões. Mas quando o amor fala mais alto, nada mais pode atrapalhar a união dos dois.

Lívia ainda nos explicou como se deram as etapas da produção de seu trabalho.

“As etapas se deram a partir das divisões bimestrais da disciplina, assim, o primeiro bimestre foi o momento para o pré planejamento, definição dos objetivos gerais e específicos e estabelecimento do calendário de execução. Para o segundo bimestre, foi necessário desenvolver o quadro teórico. As Fotonovelas, produto de grande sucesso no Brasil nos anos 70 entre o público feminino, foram analisadas à época majoritariamente sob a ótica de teorias como a Indústria Cultural e Cultura de Massa, classificadas então, a partir daí, como sub gênero da Língua Portuguesa, já que produtos de tal tendência reduzem-se à produção de massa silenciosa para o consumo. Com isso, precisei discorrer sobre o Estudos Culturais para legitimar a fotonovela como gênero e também instrumento produtor de ações e significados. 

A terceira etapa foi o desenvolvimento da metodologia do produto e confecção do roteiro. Por se tratar de um produto com um espaço temporal à época do Regime Militar no Brasil (1964-1985), foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, documentários, portais de notícias, bancos de dados, vídeos, entre outros.

A quarta e última etapa foi a produção efetiva do produto. Desenvolvido por meio da fotomontagem, utilizei-me de fotos grátis e de domínio publico para a montagem do romance, além da programação do site que aloca o produto. Para a programação, foi necessário contar com a ajuda de uma programadora. 

Durante todo o processo foram realizadas leituras de diversas fotonovelas, para analisar sua estrutura e formatos.

Ao total, foram quase oito meses de planejamento e produção.”

O curso de Comunicação e Multimeios sofre, desde seu início, com questões de infraestrutura. Foi justamente esse o maior problema enfrentado pelo grupo que elaborou “Reclusa”, um curta metragem desenvolvido com a proposta estética do estilo Noir e Neonoir. Também em entrevista, Leonardo Ianella nos contou que a principal dificuldade em relação a estrutura do curso são os equipamentos. Praticamente todo equipamento utilizado para a pré, produção e pós produção são dos próprios alunos ou emprestados, quase nada é do curso. Ele conta que felizmente conseguiram vários equipamentos emprestados para agregar no trabalho, algumas dificuldades técnicas ainda ficaram claras no resultado, mas isso não foi um empecilho para ganharem. “A gente chega a conclusão que a técnica não é necessariamente o fator principal. É importante e ajudou muito, mas comparando com outros trabalhos que concorreram contra a gente,  com muito mais investimento técnico, vimos que não foi o principal a ser avaliado.”, disse.

Os ganhadores ainda disseram que ficaram emocionados com a premiação, e agora comemoram os resultados após muito trabalho e expectativa. Lívia Pinheiro destacou como é interessante notarmos que até dentro da cidade de Maringá, local onde o curso e a sede da Universidade estão alocadas, ainda há uma limitação do conhecimento da existência do curso por alguns grupos e setores. Por isso, representar Comunicação e Multimeios além fronteiras é um grande passo para ganharmos visibilidade referente às nossas demandas e produções.

Todos os trabalhos foram orientados pelo Professor Tiago Lenartovicz, as produções de Daniela e Lívia foram desenvolvidas na disciplina de Planejamento e Produção em Multimeios, no 4º ano do curso, e o curta “Reclusa” na disciplina de Audiovisual. CMM não tem bloco, não tem todos os equipamentos necessários, não tem laboratório próprio nem corpo docente efetivo em sua totalidade, mas tem prêmios regionais e nacionais. Parabéns a todas as alunas e aluno ganhadores e ao Professor Tiago, temos muito orgulho de vocês. A Universidade Pública resiste!


Fotos: CACO – Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios (Facebook)