A sensação de gostar de alguém ou algo é sempre única, o jeito que se olha ou fala, como se age, o nervosismo quando algo é relacionado aquilo que faz o coração bater mais forte. Um sentimento que muitas vezes parece ser tão complexo, mas ao mesmo tempo tão intenso a ponto de mostrar o verdadeiro “eu” das pessoas. A coragem para se fazer algo que antes não se parecia tão possível ou o desejo de se arriscar pelo que se quer e imaginar como seria se conseguisse conquistar o que tanto ama, tudo isso pode se relacionar ao sentimento de se apaixonar.
Algo que causa tanta emoção e fascina de tal forma, que faz com que mergulhemos nas histórias contadas como se estivéssemos presentes nelas e fazendo com que nossos sentimentos correspondam ao que está sendo contado. Seja através de músicas, séries ou filmes, nos sentimos como parte daquele momento, choramos quando algo triste acontece ou ficamos felizes quando finalmente o desfecho que esperávamos se realiza. Nos ligamos de tal forma que algumas pessoas podem até desejar que aquela história possa acontecer com eles para assim ter seu final feliz. Talvez por esses motivos e alguns outros que essa temática fazem tanto sucesso e nos atraia.
As histórias sobre esse tema podem ser as mais variadas possíveis como melhores amigos acabarem se apaixonando, que é retratado no filme “Simplesmente Acontece” no qual Rosie e Alex que são amigos desde a infância e quando mais velhos se apaixonam um pelo outro, porém acabam passando por vários desencontros e problemas que acabam os separando, como a gravidez da Rosie que a impedindo de ir para os Estados Unidos junto com Alex para estudar, o namoro de Alex depois que ele se muda e até mesmo um casamento no decorrer da história. Mostrando que mesmo com todos os problemas que aconteceram, é possível ficar com quem se ama no final.

foto: Lionsgate

foto: Lionsgate

foto: Lionsgate

foto: Lionsgate

Também podem mostrar o conflito de um adolescente que tem receio em revelar sua sexualidade, como é o caso do filme “ Com amor, Simon” onde Simon, um adolescente de 17 anos, mantém o segredo sobre a sua sexualidade de todos que conhece até conhecer outro garoto que passava pelo mesmo problema e começarem a conversarem por e-mail. Durante o filme Simon tenta descobrir quem é Blue, o garoto com quem troca as mensagens, mas que se negava a revelar sua verdadeira identidade, para que possam se ver e falar pessoalmente. Além de trazer o famoso clichê de filmes românticos adolescente, também mostra como as pessoas que se encontram na mesma situação que o protagonista, podem agir ou como podem tentar achar uma maneira de solucionar esse problema.

foto: Fox 2000 Pictures

foto: 20th Century Fox

foto: 20th Century Fox

foto: 20th Century Fox

O encontro de duas pessoas ao acaso em um local aleatório e que acabam se aproximando, tal como no filme “Carol” em que Therese, uma funcionária de uma loja de departamentos acaba se encontrando com Carol que está à procura de um presente para sua filha. A aproximação de Therese e Carol acaba se tornando cada vez maior e com ela grandes problemas que podem atrapalhar esse romance. O filme traz a ideia que se pode encontrar um amor onde menos esperar e da forma mais variada possível, às vezes sendo quem nem se imagina.

foto: The Weinstein Company

foto: The Weinstein Company

foto: The Weinstein Company

foto: The Weinstein Company

Mas também podem trazer com eles histórias com um final não tão feliz como em “Call Me By Your Name” em que Elio durante seu verão acaba conhecendo Oliver, um acadêmico que irá passar um tempo em sua casa para ajudar o pai do jovem. Os dois após muitos desencontros acabam criando um relacionamento que segue até o final da estadia de verão de Oliver na casa de Elio. Após um tempo da partida de Oliver, a família de Elio recebe um telefonema sobre seu antigo hóspede dando uma notícia que abala Elio. A mensagem que podemos encontrar no filme, além da descoberta de Elio sobre si mesmo, é também sobre como relacionamentos podem ser passageiros e que mesmo intenso, podem acabar deixando apensas as lembranças do que se viveu.

foto: Sony Pictures

foto: Sony Pictures

foto: Sony Pictures

foto: Sony Pictures

Esse sentimento não se restringe só a relacionamentos entre pessoas, mas também com coisas que se goste de fazer, como em “A Família Bélier”, nele é apresentado Paula, uma adolescente comum mas que possui uma família surda, sendo assim ela que traduz e ajuda os pais em suas vendas. A vida da jovem seguia como sempre até que descobre sua paixão por cantar, com o incentivo de seu professor, ela poderia ingressar em uma famosa escola de Paris, mas seus problemas começam quando ela se encontra entre duas escolhas sendo ir para Paris ou ficar com sua família. A história presente no filme mostra o quão as pessoas podem lutar para alcançar seus sonhos e suas verdadeiras paixões mesmo que signifique ter que abrir mão de coisas muito importantes.

foto: Paris Filmes

foto: Paris Filmes

foto: Paris Filmes

foto: Paris Filmes

Esse sentimento e suas histórias estão muito além de um formato específico. Ele não se liga exclusivamente a gêneros,  pessoas ou coisas. Não se pode o restringir em apenas um único modelo que se é considerado certo porque ele não existe, é algo muito abrangente e complexo para apenas se explicado de uma única forma, algo que não deve ter restrições e sim ser deixado livre para que todos possam se amar ou amar algo.

E você, gosta de alguma história de amor ou viveu alguma? Comente com a gente.