O segundo dia começou agitado na UEM, com a apresentação de trabalhos ocorrendo no bloco I12, contou com apresentações de alunos da UEM, Unicesumar e Uningá, no total foram 30 trabalhos apresentados e o dia teve início as 13h30 e encerramento as 17h00, seguido da oficina de Social Media e Marketing de Influência. O evento, de tema “Vida e políticas do algoritmo”, separou o ensalamento por temas: Projetos experimentais em Comunicação e Multimeios (GT1), Reflexões sobre som e imagem (GT2), Reflexões sobre jornalismo e produção editorial (GT3), Reflexões sobre comunicação estratégica (GT4) e Reflexões sobre comunicação e política (GT5). Confira nos hiperlinks os resumos expandidos dos GTs apresentados no segundo dia, disponibilizados pela comissão organizadora do evento.

Na foto a aluna de CMM, Débora Primo, apresentando seu trabalho.

Na foto, a aluna de CMM, Debora Primo, apresentando seu trabalho.

O aluno do primeiro ano, Andrey Gabriel de Souza Cruz, teve uma experiência especial, participou de seu primeiro Multicom e ainda pôde apresentar sua pesquisa, orientada pela Profª. Drª. Fernanda Amorim Accorsi, de nome “Confrontos e acordos ideológicos em Formation”, em que analisava teoricamente o clipe Formation, da artista norte americana Beyoncé. Confira a entrevista que fizemos com o aluno ao final do evento:

COMUNICA: Como foi sua experiência de apresentar sua pesquisa sendo calouro e um principiante no Multicom?

ANDREY: A experiência de apresentar no primeiro Multicom em que participei foi bem desafiadora, por nunca ter participado nem assistindo o evento não sabia muito o que esperar, embora possamos imaginar e tentar traçar um perfil das pessoas que participam de um evento de comunicação, isso não é o suficiente para esquematizar e selecionar a oratória mais eficaz para o evento. Outro ponto de temor em relação a apresentar no evento está no receio do julgamento, por estarmos inseridos em um ambiente onde nossas apresentações e falas são pontuadas, falar em público carrega sempre esse temor errôneo de que alguém estará te avaliando e julgando cada palavra dita.

COMUNICA: Como avalia a sua experiência no evento como um todo?

ANDREY: Até o início de fato das discussões e apresentações dos trabalhos os temores eram esses, de não conseguir comunicar-se claramente ao público e/ou ser julgado como se ali fosse um lugar de avaliação, mas a organização do evento fez questão de iniciar o momento com falas tranquilizadoras, ressaltando a relevância das mais diversas discussões que ali teríamos; a tranquilidade veio também devido presença de inúmeros colegas e da orientadora do trabalho oportunizando encorajamento. Sem duvidas alguma o melhor das apresentações fora o momento das perguntas, onde se sai do monólogo de apresentação do e se pode articular de modo mais abrangente as ideias e teorias expostas na sua pesquisa com o público.

Na foto, o aluno de CMM, Andrey Cruz, apresentando seu trabalho.

Na foto, o aluno de CMM, Andrey Cruz, apresentando seu trabalho.

 

As últimas atividades de terça-feira foram as oficinas de Social Media e Marketing de Influência, que ocorreram no NPD – Bloco 110 das 19:30 às 21:30. A equipe do Comunica esteve presente na de Social Media onde Caio Rosa, da Nação Digital, nos ensinou os termos como persona, público-alvo, concorrência direta e indireta, funil de vendas, entre outros. Após toda a explicação, o oficineiro propôs uma dinâmica onde ele nos apresentou três empresas distintas e nos dividiu em alguns grupos, depois da divisão cada grupo escolheu uma das empresas e colocou toda a explicação em prática. Ao final todos os grupos apresentaram seus resultados e assim foi encerrada a oficina.

 

E assim se encerrou o segundo dia do IX Multicom, confira a cobertura do primeiro e do último dia.