O Comunica foi conhecer, recentemente, a Farmácia de Manipulação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que é independente da Farmácia Ensino da UEM (FEN – UEM), mas que ainda possuem o apoio uma da outra. O projeto conta com a coordenadora principal da manipulação, Dra. Marli Miriam de Souza Lima, bem como a docente e coordenadora adjunta do projeto, Me. Bruna Pelegrini, além da farmacêutica Me. Lívia Luz, que nos receberam na farmácia para mostrar mais do funcionamento do local e da sua importância para a comunidade, tanto acadêmica quanto externa à universidade.

Farmácia Ensino da UEM. Foto: Duda Oliveira e Mariana Manieri Pires Cardoso

Farmácia Ensino UEM. Foto: Duda Oliveira e Mariana Manieri P. Cardoso

A Farmácia Ensino da UEM foi fundada no ano de 1976, a fim de proporcionar estágios para os alunos da graduação do curso e atendimento para a população. Já o setor de Manipulação atua em conjunto com a FEN desde 1987. O quadro de funcionários dessa divisão abrange 2 docentes, 2 farmacêuticos e 1 auxiliar operacional. Além disso, contam com 20 estagiários extracurriculares, do 1º ao 5º ano do curso de Farmácia, sendo dois desses, bolsistas, para o ensino de boas práticas de manipulação, além de conceitos de farmacotécnica e tecnologia. Os estagiários são divididos em grupos de 4 para cada turno do dia, proporcionando uma melhor orientação pelas profissionais responsáveis para esses alunos. Graduandos do 5° ano realizam o estágio curricular profissionalizante, com carga horária de 34 horas por turma.

Segundo elas, o portfólio do setor conta com aproximadamente 380 produtos, que incluem cápsulas, sachês, gomas e chocolates funcionais como formas farmacêuticas sólidas; e cremes, loções, séruns, pomadas, géis, xampus, sabonetes, aromatizadores e águas de lençóis como formas farmacêuticas semi-sólidas. Há, inclusive, a produção de dermocosméticos, como por exemplo, cremes e loções anti-envelhecimento e a manipulação de séruns veiculadores de ativos concentrados, os quais começaram a ser produzidos a partir desse ano e promovem a hidratação profunda da pele, além de reduzirem os fotodanos causados pela exposição à radiação solar.  Os produtos manipulados possuem uma venda anual de cerca de 3 mil produtos, dos quais se destacam a pomada analgésica, o creme hidratante de ureia, e o sabonete e sachê de colágeno verisol. Em nossa visita à farmácia, a estagiária Eloyse, estudante do 5° ano de Farmácia, estava manipulando verisol para a produção de sachês de colágeno.

O local de elaboração dos manipulados conta com salas específicas e todas limpas. Uma delas é para o armazenamento das matérias-primas dos produtos, as quais são adquiridas diretamente pela própria farmácia. Há também a sala de Manipulação de sólidos, onde ocorre a preparação farmacotécnica de formas farmacêuticas sólidas, como cápsulas, sachês, balas ou gomas. Além da sala de Manipulação de Líquidos e Semi-sólidos, local em que ocorre o desenvolvimento de de itens como xarope, solução de minoxidil ou solução de clorehexina, bem como de cremes, loções, séruns ou pomadas. Para realizar as fotos dos ambientes, a equipe do Comunica precisou se paramentar com jaleco, touca, máscara e protetores para os pés, todos descartáveis, com o objetivo de não contaminar o local ou os produtos.

Sendo uma farmácia de ensino, dentro de uma universidade, e tendo a participação de diversos estudantes, ela possui um benefício duplo: o aprendizado para os alunos do curso de Farmácia da UEM e a possibilidade de adquirir produtos e medicamentos que têm um custo abaixo das farmácias convencionais. A aluna do 5° ano de Farmácia e ex-estagiária da Farmácia de Manipulação, Ana Paula Trevisan, comentou sobre sua experiência: “Acredito que o estágio de manipulação dentro da universidade foi uma oportunidade de rever os conceitos teóricos e práticos da farmacotécnica que aprendemos ao longo da graduação, mas com o diferencial de produção com destino final à comunidade externa. Essa experiência aumentou ainda mais nosso nível de exigência durante a produção e sem dúvidas influencia na qualidade dos produtos oferecidos.”.

A Farmácia de Manipulação se localiza no bloco Q04, dentro da UEM, próximo a Caixa Econômica. O telefone para contato é (44) 3011-4108 e as responsáveis pelo projeto estão à disposição para tirar dúvidas sobre prescrições medicamentosas e uso correto de nutracêuticos e dermocosméticos. E aí, você já conhecia a Farmácia de Manipulação na UEM?

img_5976