Na última segunda-feira (24) fomos conferir o Laboratório de Microbiologia de Água, que fica localizado no bloco T20, próximo ao Lepac, e entrevistamos o professor responsável pelo projeto, Prof. Dr. Benício Alves de Abreu Filho. Confira:

1. COMUNICAUEM: Como funciona o projeto?

Dr. Benício: O projeto de extensão tem como objetivo a prestação de serviço, ele atende Maringá e região, contemplando 51 municípios, e é formalizado na UEM desde 1982. Além de prestar serviço ele também dispõe de estágio regulamentado pela universidade, para alunos de biologia, farmácia, engenharia de alimentos, entre outros. O projeto realiza a análise bacteriológica da água servida a população, utilizando alguns métodos para testar sua qualidade, como a verificação de grupos coliformes totais e termotolerantes, como a Escherichia coli, e constado a presença dessas bactérias faz com que a água não seja satisfatória, essa é a abrangência do trabalho. Além disso atendemos dois tipos de demanda, sendo elas análises particulares como farmácias de manipulação, setores da agroindústria, entre outros. E controle de qualidade da água fornecida para a população dos municípios. Essas análises são feitas de acordo com as regulamentações da ANVISA, e fiscalizadas pela vigilância sanitária e ambiental.

Laboratório onde são feitas as análises

Laboratório onde são feitas as análises

2. COMUNICAUEM: Quantas análises em média são realizadas mensalmente?

Dr. Benício: Em torno de 400 amostras mensais, totalizando quase 6 mil anuais, pela prestação de serviço a nível de estado, e contabilizando outros serviços particulares, como a análise da água de poços artesianos, podemos chegar a 7 mil análises.

3. COMUNICAUEM: Qual seria o prejuízo para a comunidade se o projeto deixasse de existir?

Dr. Benício: Nosso laboratório é referência não só dentro da universidade, como também em nível estadual, por possuir um convênio com o governo para realizar esse serviço, além disso, é fundamental que a população tenha acesso a água tratada com qualidade, nós garantimos isso, e a falta desse projeto dificultaria o trabalho que a universidade oferece à comunidade. E ainda perderíamos a oportunidade de ensino que é garantido a nossos estagiários, precarizando o aprendizado técnico e prático da realidade dos laboratórios industriais.

 

Laboratório onde são feitas as análises

Laboratório onde são feitas as análises