Os anos de graduação são, o que muitos dizem ser, os melhores anos de nossas vidas. No entanto, o mundo universitário não acontece somente dentro da sala de aula, na biblioteca ou no laboratório. A faculdade é muito mais do que isso. Uma tradição que nasceu ainda no séc XIX afim de melhorar o bem estar e a integração dos alunos dentro e fora dos campi das universidades promovendo a prática de esportes, tomou grandes proporções e fez crescer um sentimento de união e competição entre atléticas de inúmeras universidades do País.
Entre os dias 20 e 23 de junho de 2019, foram realizados diversos jogos universitários no Brasil todo. No Paraná as atléticas de variados cursos da Universidade Estadual de Maringá não deixaram de marcar presença e levaram seus atletas, cheerleaders, bateria, torcida para esse momento marcante na vida de quem passa pela faculdade.
TUCA
O Torneio Universitário de Comunicação e Arte foi criado em 2016 tendo seu primeiro evento realizado em 2017, de acordo com Leonardo Rogeris, membro da CO (comissão organizadora) de comunicação do torneio “O TUCA nasceu da iniciativa de 7 atléticas que faziam parte da antiga liga do JUCS e que estavam inconformadas com atitudes arbitrárias e comportamentos antidesportivos de outras atléticas e por isso resolveram sair da liga e fundar outra liga de comunicação. Foi assim que o TUCA nasceu, com base no princípio de montar uma liga mais justa, onde todos pudessem participar, sem preconceito, um jogos da paz, sem violência […]” Hoje os jogos de comunicação já conta com 9 atléticas, sendo 7 do estado do Paraná e duas de Santa Catarina.
A AAACMM-UEM (Associação Atlética Acadêmica de Comunicação e Multimeios UEM), que tem como mascote uma Lhama, participa do torneio desde 2018, que aconteceu em Sabáudia- PR e contou com uma delegação de 16 pessoas. Neste mesmo ano a atlética levou o título de campeão no basquete feminino alcançando o 6º lugar geral da competição. Em 2019 a Lhama UEM, voltou ao TUCA, desta vez em Apucarana-PR, com uma delegação de 40 pessoas. Chegou a duas semifinais no Basquete feminino e masculino e a duas finais: Futsal e Handebol masculino, onde conquistaram a medalha de prata. A Atlética alcançou o 5º lugar geral mas promete voltar com ainda mais garra para o próximo ano para alcançar o pódio.

Delegação Lhama UEM
Engenharíadas PR
O maior Jogos Universitários do Paraná é o que envolve os cursos de engenharia e arquitetura do Estado. O torneio que teve seu início em 2009, começou com 16 atléticas e tomou grandes proporções e hoje atrai mais de 7 mil universitários. O Engenharíadas conta com 26 atléticas que disputam 12 modalidades coletivas e individuais, incluindo xadrez e Judô.
A UEM é representada neste evento pela Epidemia Uem, a maior campeã do Engenharíadas. A atlética contém 8 títulos conquistados em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2016, 2018 e neste ano não foi diferente. Apesar de conquistar o ouro somente em modalidades individuais (Tênis e natação feminina, atletismo feminino e masculino e judô masculino) a Epidemia foi para 4 finais nos coletivos, conquistando somente o 2º lugar nessas categorias. Porém, esse não foi um empecilho para a conquista do octa. Mais uma vez a Epidemia mostrou a sua grandiosidade e sua vontade de ganhar e levar mais uma vez o título para casa.

Premiação Epidemia 1º lugar geral
Jogos jurídicos PR
Os Jogos Jurídicos já diz por si, o evento que reúne os estudantes de direito é o mais antigo do Paraná, tendo sua primeira edição em 2005. O torneio conta com 22 atléticas que também disputam as mesmas modalidades do Engenharíadas. Esse ano, as competições aconteceram em Cascavel e contaram com a presença de mais de 4 mil universitários.
Quem leva o nome da Universidade Estadual de Maringá para esse evento é a AAD-UEM (Associação atlética de direito UEM) a atlética pioneira da cidade foi fundada em 2005 e já conquistaram quatro títulos no JJPR, sendo o segundo maior campeão. Esse ano a Galo terror, como é mais conhecida, chegou a 4 semifinais e duas finais das modalidades coletivas, conquistando o ouro no futsal feminino e prata no basquete masculino. Nas modalidades individuais, as medalhas de prata ficaram para a natação feminina, atletismo masculino e feminino. Apesar do excelente desempenho, a atlética não conquistou o pódio e ficou na 4º colocação geral. O que não falta para a Galo terror é garra, força e vibração e eles não desistem fácil! A história que percorreram até aqui não vai permitir que desistam fácil de ir em busca do penta em 2020.

Time futsal feminino e torcida Galo terror UEM
Intermed PR
A Cidade Canção, já foi palco de inúmeros jogos universitários. Em 2019 foi a vez do Intermed. O Evento esportivo que teve início em 2014 após se desvencilhar do Intermed Sul por ter tomado grande dimensão, convida mais de 3 mil universitários estudantes de medicina do Paraná inteiro. São 8 atléticas que participam na primeira divisão e 10 na segunda.
Quem representa a UEM no Intermed PR é a AAAREY (Associação Atlética Acadêmica Rafael Eidi Yamamoto) representada pelo Saci, seu mascote, participa da segunda divisão dos jogos e obteve resultados notórios. Conquistou o primeiro lugar no futsal feminino, tênis de mesa feminino, vôlei de quadra masculino e vôlei de praia masculino e feminino. A medalha de prata ficou para o atletismo que ficou em 2º lugar tanto no feminino quanto no masculino. Já o bronze veio para o basquete e o futsal masculino e no xadrez. O destaque foi no judô masculino, onde conquistaram uma medalha de ouro, uma de prata de duas de bronze.
A CO (Comissão organizadora) não revelou todas as colocações, ficando assim sem saber a posição geral da Med UEM até o momento.

Diretoria MED UEM
Economíadas Caipira
O Economíadas Caipira acontece tradicionalmente em São Paulo e atrai 12 atléticas dos cursos na área da administração dos estados de São Paulo, Minas Gerais e também do Paraná. Esse ano o evento aconteceu em São Carlos e contou com a presença de quase 4 mil universitários.
A Atlética XI de Setembro não ficou de fora e levou Maringá até a competição. Mesmo com algumas medalhas na natação , bronze no futsal masculino e prata no feminino, a atlética chegou a 8º colocação geral. A XI de Setembro se assegura como uma das maiores atléticas da Cidade Canção e garante dar trabalho aos participantes do JOIA (Jogos Inter Atléticas) que acontece em Maringá no mês de outubro.

Time de Futsal masculino XI de Setembro
A união que os jogos universitários proporciona aos estudantes fica marcada na memória e no coração de cada um. Participar de um Jogos Universitários é muito mais do que esporte. É carregar no peito um motivo para vencer, é ver que todo o esforço, todos os treinos, todos os ensaios do ano valeram a pena. Quem participa jamais esquece os gritos das vitórias, os choros e abraços das derrotas e a garra de cada atleta que sua a camisa, dá o seu sangue e todo o seu empenho para levar para casa mais do que recordações.
Fontes