Dan Cretu é um artista conceitual romeno conhecido pelas montagens criativas que faz com diversos objetos, incluindo fotografias, pinturas famosas, personalidades do mundo pop e os que mais se diferenciam, os alimentos. Segundo o site Radisson Red, Cretu iniciou sua carreira artística com a restauração, pintura e revitalização das antigas igrejas ortodoxas da Romênia, mas após muitos anos nessa área, resolveu mudar e começou a trabalhar com direção de arte em uma agência publicitária. Em meio a seus avanços profissionais, deu início a um trabalho com a arte digital e a foi partir daí que suas criações foram ganhando mais reconhecimento.
Suas artes possuem variadas categorias, todas feitas com muita imaginação e senso de composição. A série que o levou a fama nas redes sociais, principalmente no Instagram, foi a denominada “Eco-Art”, feita basicamente com alimentos de diversos tipos (como vegetais, frutas ou até mesmo pipoca) que foram rearranjados de maneira a se assimilarem com imagens, itens e formatos da realidade. Confira abaixo algumas delas:
O artista também insere nas produções referências ao universo da televisão, da música, da moda e à famosas obras de arte que nunca perdem suas singularidades. Ele as mistura, criando diferentes perspectivas de visualizá-las, dando a elas um ar mais divertido por estarem contidas em meios alternativos. Utilizou personalidades do cenário musical como Freddie Mercury, seriados famosos como Friends e representações artísticas feitas com a pintura expressionista O Grito, de Edvard Munch e a escultura Davi, de Michelangelo.
Porém, a criatividade de Cretu não se limita apenas ao que é descontraído e superficial, ele vai além disso, exibindo pesadas críticas sociais por meio de suas imagens. Nesse sentido, é possível observar nas fotos selecionadas abaixo como algumas problemáticas da sociedade são retratadas de maneira dinâmica e ao mesmo tempo eficiente, uma vez que as mensagens transmitidas através delas prendem a atenção de quem as vê.
Dentre as temáticas abordadas nas figuras estão a poluição dos oceanos (utilizando a icônica capa do álbum Nevermind do Nirvana), a confecção de roupas em larga escala e em condições precárias (representada no meio de uma passarela por remeter a certas grifes), a tamanha violência ocorrida do ano de 2018 (com uma analogia a cor do mesmo ano definida pela Pantone: Ultra Violet) e também como muitas pessoas, hoje em dia, são movidas pelo retorno e interação que seus seguidores dão a elas no Instagram, tornando suas mentes quase como reféns desse reconhecimento alheio.
E aí, gostou do que viu?! Para conhecer mais do trabalho e talento de Dan Cretu dê uma olhadinha no Instagram do artista.
Fontes:
- Radisson Red
- Fotos retiradas do Instagram do próprio @dan_cretu