Uma forma de entretenimento que vem se tornando cada vez mais comum são as séries. As pessoas estão cada vez mais a procura de programações que abordem os temas de seus interesses, e essa mídia em especial, está atraindo cada vez mais públicos de todos os gostos, gêneros, idades, entre outros, tudo devido a sua grande diversidade de conteúdo que envolve quem está assistindo e faz, muitas vezes, querer continuar a história. Dessa forma as séries se tornaram um importante meio de compartilhamento de ideias, que de acordo com as intenções dos produtores, podem trazer assuntos que nos façam refletir e olhar certos temas de forma mais profunda ou diferente, como é o caso de muitas séries de comédia que usam seu humor satírico ou sutil para abordar temas que relatam problemas sociais presentes em nossa atualidade.
Um grande público, que possui interesse por tratar dessas temáticas que muitas vezes são evitadas ou tratadas de forma errônea, ficam a procura de formas midiáticas que possam abordar esses enredos de uma forma que possa ajudar a conscientizar e levar a pensar sobre o quanto tal assunto pode ser importante. Então começa a surgir o destaque a algumas séries de comédia que além de mostrar problemas que são importantes e tratados de forma correta, ainda ganham mais atenção e amor por seu conteúdo humorístico, e acabam se tornando as séries favoritas de muitas pessoas e se tornam cada vez mais populares.
Muitas séries de humor que fazem crísticas já vem sendo criadas a algum tempo, como Friends, que apesar do que atualmente algumas pessoas consideram como falhas ou erros na série, foi muito importante e de grande e até revolucionária em alguns aspectos em relação a quando foi lançada, abordando muitos temas que antigamente eram muito criticados. E atualmente também temos a série Brooklyn Nine-Nine que também apresenta muitas críticas de forma inteligente, como já foi mencionado anteriormente em um post.

foto: GaúchaZH TV

foto: O Globo
Dentre essas séries de humor podemos listar mais alguns exemplos como, The Good Place, uma série que aborda a temática do após a morte, contando a história de Eleanor que, apesar de não ter sido uma boa pessoa em vida acaba indo para o céu e começa a fingir ser alguém diferente para que não tenha uma eternidade de sofrimento. A serie aborda outros temas como, a vida, ética, o que é ser bom ou ruim e quais são os requisitos necessários para se entrar no paraíso ou ser condenada para uma vida de sofrimento no inferno.

foto: NBC
One Day Of Time, uma série que conta a história de uma família de origem cubana que vive nos Estados Unidos e que durante o seu dia a dia aprendem a lidar com temas como machismo, racismo, homofobia, imigração, feminismo, abuso entre outros.

foto: Preta, Nerd E Burning Hell
Jane The Virgin, que tem como história Jane, uma descendente latina que vive com sua família nos Estados Unidos, que resolve esperar até o casamento para perder sua virgindade, mas que acaba ficando gravida devido a uma inseminação artificial feita por engano. Essa série traz como temas empoderamento feminino, aborto e a realidade do povo latino nos Estados Unidos.

foto: CW
Unbreakable Kimmy Schmidt, conta a história de uma mulher que foi sequestrada e presa durante 15 anos por uma seita que acreditava no apocalipse e que ele havia acontecido, quando resgatada ela tenta se adaptar a uma realidade que ela achava não existir mais e assim tenta reconstruir sua vida na cidade de Nova York com seus novos amigos. Ela também aborda temáticas como gênero racial, LGBTQ+, sexismo, entre outros.

foto: Netflix
Sex Education, que traz a tona Otis, um jovem que não tem dificuldades em ser social, filho de uma terapeuta sexual onde através de alguns acontecimentos acaba se tornando um terapeuta sexual para seus colegas do colégio e tentar assim os ajuda-los junto com Maeve, mesmo que a princípio ele fique relutante sobre isso. A serie que se tornou muito popular no início do ano traz temáticas de importante foco, mas que não se é falado na adolescência como educação sexual, gravidez indesejada, aborto, vazamento de imagens intimas, preconceito, além de um elenco repleto de diversidade seja ela sexual, de gênero ou racial.

foto: UOL
Os diálogos relacionados com as temáticas que séries com essas características apresentam, muitas vezes nos levam a reflexões mais abrangentes sobre certos assuntos que antes poderíamos não entender ou considerar um tabu para ser abordado, desse jeito de certo modo nos fazendo abrir nossas mentes e enxergarmos de uma outra perspectiva o quanto esses assuntos são importantes e precisam ser tratados. Devemos evitar nos fechar a um único modo de visão e tentar ao menos entender o que pode acontecer com pessoas ou situações a nossa volta que fogem de certa forma daquilo que conhecemos, dessa forma nos preparando para sermos mais empáticos e talvez mais preparados para viver em uma sociedade melhor.
Com exceção de One Day Of Time, que com o anuncio da saída do catalogo causou grande comoção e tristeza nos fãs que acompanhavam a história, todas essas séries estão disponíveis na Netflix para se divertir e também pensar sobre o que elas trazem, confira e nos diga o que acha.