Quem nunca se viu entretido por horas com um gibi? Se você nasceu entre os anos 80 e 90, com certeza teve a infância marcada por uma turminha para lá de bagunceira composta por quatro personagens principais: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.  A história que virou marca de uma geração, começou a ser criada por Maurício de Souza em 1959 em tirinhas do jornal da Folha de São Paulo e tinha como personagens principais Bidu e Franjinha que posteriormente seriam os pets da Turma da Mônica que somente foram integrados à história entre 1960 e 1963.

Tirinha com os pesornagens principais Fonte: turmadamonica.uol

Tirinha com os pesornagens principais Fonte: turmadamonica.uol

 A Turma da Mônica começou a ser produzida na versão de revista em quadrinhos desde 1970 e passou por editoras como a Abril, a Globo e atualmente é produzida pela Panini Comics. A história em quadrinho tomou grande dimensão no formato HQ, sendo traduzido para 14 idiomas em mais de 40 países porém  foi ainda mais difundida após ter sido adaptada para a televisão em forma de desenho animado desde 1976, onde os personagens ganham vida. A série animada foi transmitida pela Rede Globo, SBT, Rede TV!, entre outros… Atualmente é exibida pela Cartoon Network e pelo Boomerang no Brasil.

           
O sucesso da Turma da Mônica foi tamanho, que virou tema de livros, jogos eletrônicos, brinquedos e até de parque de diversões. Apesar disso, nunca havia se pensado em tranformar os quadrinhos em cinema. Em uma HQ homônima escrita e desenhada por Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi em 2013, Floquinho, o pet de cebolinha desaparece e a Turma parte em uma aventura perigosa sozinhos já que seus pais não dão ouvidos às crianças.

 Essa foi a aventura escolhida para a primeira Live Action dos quadrinhos que  começou a ser gravada. O editor e diretor renomado do cinema brasileiro Thiago Dottori transpassa a ambientalização do bairro do Limoeiro, bairro pacato onde as crianças são livres para brincar nas ruas e na pracinha principal da cidade onde passa a história. De acordo com o site CinepopThiago construiu uma história que alcança o imaginário coletivo de crianças de 8 a 80 anos, conseguindo abordar a trama com profundidade e, ao mesmo tempo, deixar sua própria assinatura, intercalando momentos de pura emoção com piadas inocentes típicas da juventude.”  

 A pré estreia aconteceu no dia 16/06 e contou com a presença ilustre do criador desse grande sucesso que conquistou o coração de crianças, jovens e adultos. Marício de Souza foi flagrado emocionado após a exibição. Fala se não é de amolecer o coração…


O Longa ainda se preocupou com adaptações para deficientes audiovisuais, e algumas das sessões principais terão a tradução em libras, legendas descritivas e descrição de áudio que foi publicado pelo Instagram oficial da produção em um vídeo feito por Giulia Benite (Mônica) . Porém o número e os lugares que terão as sessões não foram divulgadas pela equipe.

Veja aos trailers oficiais do filme que terá estréia dia 27/06 nos cinemas do Brasil todo e que promete trazer boas doses de nostalgia:


 

Fontes

Turma da Mônica

Turma da Monica O filme

Cinepop

Super Interessante