Há quem não goste do friozinho de Junho, mas existe alguém que não goste de Festa Junina ? Seja pela comilança, pelas roupas, danças, cultura ou até mesmo pelas homenagens aos três Santos católicos (Antônio, João e Pedro), os amantes dessa época do ano estão espalhados pelos cinco cantos do Brasil.
As Festas Juninas acontecem em todo o País, mas são bem diferentes de região para região. No Nordeste é mais conhecida como Festa de São João, marcada pela forte presença do Forró, comidas típicas feitas com milho, bandeirinhas e fogueira. Muitas cidades ainda conservam tradições, como Estância (SE), com o “Barco de Fogo”, e Capela (SE), com a “Festa do Mastro”.

Campina Grande/PB – Foto: Mega Curioso

Barco de Fogo – Foto: Acervo Emsetur

Festa do Mastro – Foto: FAN F1
No Norte as festividades juninas são comemoradas com barracas de iguarias como: bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá, tacacá, pudim, churrasco e doces feitos à base de frutas da região amazônica. As quadrilhas são compostas pela dança típica da região, o Carimbó, e encenações de lendas do folclore. Um dos momentos mais esperados da festa é a disputa entre os grupos Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), no Bumbódromo de Parintins (AM).

Carimbó – Foto: Mochilaí

Festa de de Parintins – Foto: Google Imagens
Na região Centro-Oeste as principais delícias gastronômicas típicas são: Maria Izabel, farofa de banana, caldo de feijão, escaldado, paçoca de pilão, pixé e revirado cuiabano. Além da quadrilha dança-se o Cururu, as festas acontecem ao som da Polca e do Sertanejo (já que Goiás é berço de várias duplas sertanejas). Um dos momentos mais marcantes da festa é a lavagem dos santos. O ritual de batismo conta com a apresentação de grupos de Curureiros e os participantes aproveitam para banhar os pés ou alguma parte do corpo para pedir proteção.

Quadrilha Arraiá da Capitá – Foto: Secult Goiânia

Rio Grande do Sul – Foto: Google imagens
As festas juninas do Sul e do Sudeste são bem parecidas, contam com fogueiras, bandeirolas coloridas, quentão, milho, amendoim e pinhão. As pessoas se vestem à caráter (vestido de caipira e trancinhas para as meninas e retalhos colados na calça jeans e camisa xadrez para os meninos) e dançam a tradicional quadrilha que antecede o casamento caipira. Também são organizados bingos, brincadeiras da pescaria, correio elegante e gincanas com arrecadação de prendas. Esse tipo de comemoração ocupa diversos espaços, desde escolas, bairros e igrejas até grandes clubes.

Fogueira – Foto: Gazeta

Festa Junina para alunos da APAE – Foto: Prefeitura de Santa Vitória

Casamento caipira – Foto: Douglas Schneider
Se quiser conhecer um pouquinho sobre a história das Festas Juninas e ainda aprender receitas típicas deliciosas, leia também o texto do Comunica de 2018!
Eita sô, conta pra nóis o que cê mais gosta dessa época do ano nas nossas redes sociais.
Fontes: