Que a Rihanna é um ícone da música, ninguém questiona mais, porém a cantora também tem construído e cultivado uma posição de destaque no mundo fashion a cada dia. Após o lançamento do seu último álbum, o Anti, em 2016, a musa se dedicou ao mundo empreendedor, lançando uma linha de maquiagem – a Fenty Beauty, em 2017 -, bem como uma marca de lingerie – a Savage x Fenty, em 2018 -, e, sua mais recente conquista foi sua própria marca de roupas – a Fenty, em 2019. Porém, qual o diferencial de Rihanna? Afinal, artistas da música, do cinema e da TV estão sempre investindo em outros ramos da indústria. Bom, além de trazer produtos de qualidade, segundo os usuários, a empresária faz questão de produzir uma marca que tenha representatividade, tanto nos itens, quanto nas modelos.

O início se deu com a Fenty Beauty, que revolucionou o meio da beleza trazendo bases para a pele em 40 tons distintos! Até então, mulheres negras tinham extrema dificuldade em encontrar itens de maquiagem que possuíssem tons adequados a cor de sua pele, mesmo em marcas muito conhecidas e referência no setor. Após o lançamento da linha de bases da Fenty Beauty, diversas empresas repararam em como o mercado é grande e diverso, uma vez que os tons mais procurados e que esgotaram mais rápido foram os recomendados à pele negra. No Brasil, marcas conhecidas como O Boticário, Avon e Natura repaginaram a diversidade de seus produtos, inspirando-se na linha de sucesso de Rihanna.

Reprodução: patriciasachs.com.br

O site da marca revolucionária também conta com uma ferramenta importantíssima: o Shade Finder. Este é um questionário, composto por seis perguntas, que ao final oferece os produtos corretos para a pele do usuário. O cuidado não deve parar só em oferecer itens para todos, mas também dar o suporte para que qualquer um possa entender sua real necessidade e como saná-la. Além da variedade de tons, Rihanna também se preocupou em trazer a diversidade para as modelos da marca. Um time composto por nomes como o da modelo plus-size Paloma Elsesser, a característica Slick Woods, a somali Halima Aden, a brasileira Camila Costa, bem como a angel Leomie Anderson, representando diversas mulheres e suas diferenças.

Foto: Pinterest

A Fenty Beauty foi tão fundamental no mercado cosmético, que no seu ano de lançamento entrou para a lista das 25 melhores inovações do ano da revista Time. Em entrevista à revista, Rihanna exaltou a importância de que cada mulher se sentisse incluída, além de afirmar que para as próximas edições ela iria  continuar se “divertindo e ultrapassando os limites dessa indústria” (tradução livre).

O próximo passo da musa foi levar representatividade e empoderamento para os diversos biotipos femininos, através de sua marca de lingerie. A Savage x Fenty conta com roupas íntimas de 36 tamanhos diferentes, do PP ao 3XXL, e sete tons de nude, englobando desde pessoas albinas a negras. São características fundamentais para uma linha de lingeries, que são peças usadas por mulheres de todo o mundo, independente de seu peso ou cor, ou seja, nada mais justo que todas se sintam representadas nos manequins. Além disso, é por meio desse tipo de peça de roupa que muitas mulheres exploram sua sensualidade e cultivam a autoestima, algo que pode ser facilitado com uma lingerie que valorize qualquer tipo de corpo. Assim como nas modelos de sua linha de beleza, a representatividade também marcou presença no desfile da Savage, com a participação de modelos grávidas, negras, plus-size, bem como top models.

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Fotos: Getty Imagens e GTRESonline

Em 2019, a cantora e empresária, consagrou-se como a primeira mulher a iniciar uma nova marca dentro do grupo LVMH, que já conta com FendiLouis Vuitton, Givenchy e Dior, sendo a maior empresa em valor de mercado na França. Parceria que tornou Rihanna a cantora mais rica do mundo, com um acumulo de 600 milhões de dólares, ultrapassando nomes como Madonna, Céline Dion e Beyoncé. Ainda, mesmo se identificando como uma grife e possuindo valores não tão acessíveis, a Fenty busca se conectar com o máximo de pessoas possível através de sua propaganda. Mais uma vez, a diversidade se faz presente nos empreendimentos de Rihanna e, no site da nova marca de roupas, bem como no vídeo institucional, encontramos modelos de diferentes biotipos e etnias, jovens e idosos, portadores de deficiência visual, bem como pessoas com peles acneica ou com manchas.

Rihanna mostra, a cada nova conquista no mercado, como há várias barreiras a serem quebradas no mundo da moda. As pessoas, suas características e identidade, vão muito além do padrão repetido na maioria dos comerciais, propagandas e desfiles: branco, magro, alto, olhos e cabelos claros. Evidenciar, especialmente quando uma pessoa tão conhecida o faz, uma questão tão importante e ainda assim tão pouco comentada, que é a diversidade da nossa sociedade, é um passo fundamental na caminhada da construção de um mercado mais democrático e inclusivo. Um espaço em que ninguém precise se adaptar ou necessite se identificar em modelos tão diferentes de si mesmo, mas sim que o mercado se ajuste à realidade que está inserido, fazendo com que pessoas como a @pretajeix se sintam contempladas, reconhecidas, importantes e lembradas.

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Foto: print do Twitter