A mudança da grade de programação que se é apresentado na Televisão ocorre de tempos em tempos, seja pela forma como se é mostrado quanto o que se é passado, de acordo a pesquisa feita com telespectadores que revela ser positivo ou negativo o conteúdo que será apresentado segundo a concepção dos mesmos. Para uma pessoa da sociedade atual os programas, novelas, seriados e outras formas de entretenimento presentes são coerentes e considerados normais, no entanto para aqueles que faziam parte de uma sociedade das décadas passadas alguns conteúdos podem parecer impróprios, desrespeitosos, de mal gosto, e assim sucessivamente. Mas será que o que passava antigamente na TV é tão diversificado assim? Gera uma certa curiosidade tentar entender o que distraia essas pessoas na época que eles tanto gostam e sentem saudade, e ver com os próprios olhos o que era assim tão destoante nessas duas realidades dessemelhantes.

Para descobrir e poder de certo modo reviver esse momento não é preciso de uma máquina do tempo muito elaborada ou grande, basta ir até aquela que está a disposição de muitos que acessão a internet e atende pelo nome de YouTube, que tem à disposição vários vídeos dos programas, ou também na rede social Twitter com perfis criados especialmente para se assistir a esses momentos memoráveis da TV brasileira durante os anos de 1990 e 2000.

A divulgação de pequenos trechos de programas durante esse período e que são considerados engraçados ou até mesmo intrigantes pelas pessoas, vem sendo cada vez mais divulgados pela rede. Programas populares e que já estão a algum tempo no ar acabam ganhando mais visibilidade nesse quesito devido seu maior destaque, como exemplo os de Gugu, Faustão e Xuxa.

Assim cada vez mais episódios vão sendo encontrados e compartilhados, sendo a lista de programas e quadros numerosamente extensas, causando mais risadas para quem os vê de forma inédita ou até mesmo para quem já teria assistido algumas vezes. Seja como for esses vídeos de certa forma vem divertindo grande parte das pessoas com suas falas únicas ou em suas situações inusitadas presentes, sendo esses programas de televisão, seus apresentadores e participantes mais conhecidos entre o púbico ou não.

Mas apesar de pessoas se divertirem enquanto assistem, há também as que olham de uma forma mais crítica para esses conteúdos e se indagam de como pode ser possível essas atrações passarem e a audiência simplesmente não contradizer, criticar ou pensar que está tudo bem apresentar essas temáticas na TV aberta onde crianças tinham acesso e passavam suas manhãs, com os programas infantis onde suas apresentadoras eram na maioria das vezes trajadas de forma sexualizada ou agiam da mesma forma, e que em alguns momentos citavam piadas bem como músicas cantadas pelas mesmas com um duplo sentido. Ou seus finais de semana, no qual as grandes emissoras como Globo e SBT, através de suas atrações mais populares e geralmente destinadas para as famílias, criavam quadros onde também eram erotizados o corpo feminino, sendo exemplos A banheira do Gugu e o Sushi erótico do Faustão, assistindo-os e sendo de certa forma influenciados pelos mesmos.

É inevitável não pensar o porquê pessoas que viviam nesse tempo e assistiam a esses shows televisivos se tornaram tão críticas ou intolerantes com alguns conteúdos atuais. O que teria acontecido para essa mudança tão forte de pensamento desse público? Talvez fosse pela mudança de parâmetros sobre o que a sociedade acha bom ou ruim para se assistir, e assim a parte que se sente influenciada segue essa mesma linha de comportamento, ou se foi apenas pensamentos críticos omitidos pelo fato de não querer ir contra o que se pensava naquela época.

Seja qual for a resposta para essas questões, para nós ainda é meio confuso entender o que se passava e qual eram seus conceitos, mas a certeza é de que acabamos nos divertindo muito os vendo e comentando com as pessoas que também veem de fora do meio “espectadores dos anos 90 e 2000”.

E você, o que acha desses vídeos? Também se diverte vendo ou tem outros pensamentos a respeito disso? E se viveu durante esta época, vê os programas que são apresentados nos dias atuais da mesma forma que via os antigos ou seu olhar mudou de alguma forma? comente para nós.