Recentemente, as alunas do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá, Isabella Gomes (integrante do Comunica) e Naomy Ikeda (ex-Comunica), participaram do 6º Colóquio Mulher e Sociedade, evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que teve como tema “Mulheres e Redes: perspectivas de pesquisa e intervenção em gênero”. Elas apresentaram o artigo “A representação das mulheres em Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o qual foi orientado pela Professora Doutora Fernanda Amorim Accorsi e produzido na matéria de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação, ministrada por ela.

O Comunica realizou algumas perguntas com a Isabella Gomes para saber mais do percurso dela e da Naomy para a produção do artigo e da experiência vivenciada por elas durante o Colóquio.

1. COMUNICAUEM: O artigo de vocês foi baseado no filme ou no livro do Harry Potter?

Isabella Gomes: No filme, a gente tinha pensado em fazer um estudo a respeito dos livros, mas por uma questão de tempo e da discussão que a gente queria fazer achamos que o audiovisual seria mais interessante.

2. COMUNICAUEM: Por que de todos os filmes da saga, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi o escolhido?

Isabella Gomes: Inicialmente, nós estávamos com a ideia de estereótipo feminino na cabeça, mas aí percebemos que nesse filme, em específico, existe uma separação muito grande sobre qual é o papel do homem e o da mulher. Nele, ocorre o Torneio Tribuxo, no qual participam além de Hogwarts, as escolas Durmstrang (com participantes meninos) e Beauxbatons (com participantes meninas), e isso nos ajudou muito nessa questão de análise para podermos perceber como o homem é colocado e como a mulher é colocada.

3. COMUNICAUEM: Como você ficou sabendo do colóquio?

Isabella Gomes: Foi compartilhado no grupo de Comunicação e vimos que o tema condizia com o assunto do nosso artigo, aí enviamos sem pretensão e quando deu certo ficamos super felizes.

4. COMUNICAUEM: Como foi a experiência de apresentar o artigo de vocês no colóquio?

Isabella Gomes: Foi uma experiência, pessoalmente, muito realizadora, porque eu gosto muito da área acadêmica e poder apresentar meu primeiro artigo foi bem emocionante. Eu e a Naomy nos aproximamos muito durante o trabalho, então pra nós duas foi uma conquista muito grande. Também foi bem interesse, porque lá tivemos discussões a respeito da condição da mulher e como ela é representada. As mulheres que estavam no colóquio colocavam bastante a questão da prática, porque nós sempre temos discussões teóricas sobre o assunto  e muitas coisas acadêmicas. Foi bom, inclusive, porque haviam homens participando e ouvindo essas discussões. E teve até uma menina que se surpreendeu com nosso trabalho e com nossa fala, pois ela achou que nós iríamos elogiar a retratação das mulheres no filme e não de como mostra, de certa forma, a objetificação delas.

Fonte: Facebook UEPG

Fonte: Facebook UEPG


Se ficou interessado(a) no evento clique neste link do site para outras informações ou visite o Instagram da UEPG para conferir mais algumas fotos.