Desde 2011 com o projeto “Miniature Calendar” (Calendário em Miniatura), o diretor de arte e fotógrafo Tatsuya Tanaka cria diariamente cenários utilizando bonecos em miniatura e objetos do cotidiano, como escovas de dentes, panelas, cadernos e pneus, de forma que esses elementos interagem entre si de uma forma diferente da que estamos acostumados. Assim, em seus dioramas, um brócolis se torna uma árvore e uma tampinha de garrafa, uma toalha sobre uma mesa redonda, em cenários divertidos que instigam nossa imaginação a pensar em novos usos de objetos do cotidiano.

Em entrevista ao site Designboom, Tanaka conta que, no início, o propósito era fotografar sua coleção de bonecos de dioramas, mas com o tempo começou a achar interessante mostrar “comparações de uma coisa com outra”, e que encontrou seu estilo no presente. A ideia de criar um calendário veio por conta de um comentário no Instagram, onde um seguidor escreveu que gostaria de ver as imagens das miniaturas todos os dias, e avisa que não pensa em parar, visto que seu pensamento sobre o projeto é muito bom e satisfatório.

Foto: Nippon

Já o Nippon afirma que sua rotina diária de criação é variável: às vezes ele começa pensado em quais materiais usar, aplicando sua imaginação para montá-los no cenário; outras vezes pensa em quais cenas quer criar, selecionando itens que possam ser usados na composição. A partir da ideia, leva cerca de duas horas desde o início da produção até a finalização e postagem nas redes sociais, geralmente na primeira hora escolhendo, organizando os materiais e configurando a iluminação e, em seguida, editando e escolhendo o título e hashtags para postar online.

Em outubro de 2013, ele lançou seu primeiro livro: “MINIATURE LIFE: Conceptual art of MINIATURE CALENDAR”, em agosto de 2017, o segundo, intitulado “Small Wonders – Life Portrait in Miniature”. No mesmo ano, seu trabalho apareceu em um drama do canal japonês NHK, Hiyokko.

Acompanhe mais seu trabalho por meio do Instagram, do Twitter, do Facebook e de seu site oficial, o qual conta com mais de 2500 imagens, atualizadas diariamente e dispostas em um calendário mensal (abaixo das imagens é possível ver a data de publicação).