Há mais de duas semanas, a Califórnia, Estados Unidos, vem sofrendo uma sequência de graves incêndios, lá conhecido como “Cam Fire”. Terras queimadas, pessoas desaparecidas e até mesmo as que não sobreviverem, tudo isso ainda foi pretexto para a promoção pessoal e comercial em cima de tal tragédia.

Os influenciadores digitais se oportunizaram desse momento trágico na Califórnia para promoverem seus produtos e eles mesmos, principalmente pelo Instagram. Visto que os olhos do mundo estavam voltados para o sul dos Estados Unidos, os digitais influencers marcavam suas postagens para serem vistos em meio às publicações do desastre.

Fonte: Twitter (Printscreen)

Fonte: Twitter (Printscreen)

Em decorrência das postagens com localizações e hashtags do incêndio, como #californiafires, #woolseyfire e #malibufires, grande parte dos influencers estão sendo criticados  utilizadas por esses perfis. A maior parte dos influencers acabou retirando as hashtags após receberem críticas.

Foto: Apptuts

Foto: Apptuts

Diante de tal ocorrido é visível que alguns influenciadores e marcas publicitárias apenas se oportunizaram dos incêndios para obter lucro, fazendo disso um exemplo de forma de publicidade oportunista capaz de ofuscar aqueles que realmente sofrem com a tragédia.

E você, acha que vale tudo pela dita “alma do negócio”?

 

Fontes:

B9

TecMundo.