Você já se deparou com alguma coisa em seu caminho, que sempre esteve ali, mas um dia você a notou e parou para observá-la, para perceber seu caminho e as belezas que ele “escondia” de você? Pensando nisso, nasceu o Flow – fotografias impressionistas, um projeto da formanda em Comunicação e Multimeios, Lorena Liz.
Liz queria que as pessoas percebessem o que estava a sua volta, mais precisamente, a UEM que estava a sua volta. Ela sugere uma janela para vermos o que sempre esteve ali, mas remontado e colocado em outro lugar.

Flow – fotografias visto do lado de fora do bloco. Foto: Camila Mocki
Nós fomos conversar com a Lorena para saber um pouco mais sobre esse projeto:

Lorena Liz, acadêmica de Comunicação e Multimeios
COMUNICA: O que é o Flow – fotografias?
LIZ: O projeto Flow – fotografias impressionistas é uma experiência multimeios através de um registro do cotidiano na/da UEM. Ele ganhou forma devido uma grande inquietação minha, que é a valorização do espaço da nossa universidade.
C: De onde surgiu essa ideia?
L: Ao mesmo tempo que a graduação me adoeceu ela me permitiu viver experiências riquíssimas que me transformaram, tudo isso para além da academia, pela própria estrutura do curso, da universidade, os vínculos criados e todos os corpos que a constituem. Então, nada mais multimeios que o próprio pensar experiência, além disso trabalhar a relação entre comunicação e arte sempre foi um desejo, foi assim que eu pensei que gostaria de concluir a graduação, falando sobre mim através da arte e da comunicação.
C: O que você espera com esse projeto?
L: Não espero algo específico e fixo a partir do Flow, não espero reações previsíveis daqueles que tenham contato com o projeto, penso que já é ambicioso demais trabalhar experiência estética, então se ela houver, que seja possibilitada pelo projeto.

As janelas de Flow. Foto: Camila Mocki
Flow é o projeto de conclusão da disciplina de Planejamento e Produção em Multimeios de Lorena e ela veio trabalhando com ele desde o início do ano letivo de 2018, no primeiro semestre sob orientação de Tiago Lenartovicz e no segundo, de Tiago Lucena.
O projeto está exposto na sala 09 do bloco E34, na Universidade Estadual de Maringá desde 14 de novembro e não possui data de encerramento até então. Além da exposição, o projeto conta com uma conta no Instagram, no qual é possível ver algumas fotos.

Conta no Instagram de Flow
O que nós do Comunica pudemos perceber ao visitar a exposição de fotografias, é que além da janela criada pela autora da obra para notarmos a UEM e como nossa vida na academia pode nos proporcionar coisas incríveis, foi aberta uma outra janela para que os alunos do curso vissem as infinitas possibilidades de trabalhar os multimeios dentro da Comunicação.
Se você ainda não se permitiu ter essa experiência do Flow – fotografias, nós recomendamos uma passadinha na sala 09!