Futebol, carnaval, férias… nada disso é mais forte que o meme quando falamos sobre a felicidade do brasileiro. Nós fazemos meme de absolutamente qualquer coisa e não demorou para grandes empresas, principalmente às da área do entretenimento, perceberem a eficácia dessa piada.

Em sua mais nova tática de dominação do mundo, o meme brasileiro – que é muito melhor que qualquer outro – invadiu produções cinematográficas e de séries americanas. Você nunca mais vai ter vergonha de dizer que assiste filmes dublados.

Esse uso faz com que a comoção do público atinja um nível muito alto, fazendo com que o filme ou a série se torne um grande sucesso. Em algumas vezes, eles são utilizados até de uma forma desconexa ou que não se encaixam perfeitamente dentro do contexto da produção, deixando tudo ainda mais cômico.

A série da Netflix, (Des)Encanto é um perfeito exemplo da utilização dos memes. Bean é uma personagem da era medieval que odeia ser princesa, ela gosta mesmo é da farra. Junto com seus amigos Luci e Elfo eles vivem inúmeras aventuras, que no Brasil, se tornaram recheadas de memes.

A série foi idealizada pelo mesmo criador de Os Simpsons e Futurama, Matt Groening,  portanto, o humor já era uma garantia. Mas, com a dublagem brasileira, ele ficou muito mais divertido para nós.

Um outro exemplo de produção americana que se utilizou dos memes em sua dublagem, foi o filme Os Incríveis 2. O apresentador Raul Gil foi convidado para dublar um dos heróis usando sua célebre frase do banquinho, bem como outro herói que diz ser do Acre.

Já existia um cuidado com as dublagens com a utilização de gírias, para que a obra fosse melhor compreendida e aceita pelo público. Porém, elas têm uma localidade bem marcada, coisa que não ocorre com o meme. Este funciona quase que de forma universal por ser produto da internet. E para nossa alegria, a era das dublagens estilo novela mexicana está passando aqui no Brasil – Glória a Deux!

O meme na dublagem funciona muito bem no tempo presente, mas será que a produção terá a mesma graça daqui 5 anos? Pois os memes são feitos e esquecidos com uma velocidade muito rápida nas redes – apesar de “As árvores somos nozes”, um meme mais antigo, ter sido utilizado na série (Des)Encanto. Mas isso o tempo nos dirá, meus caros.

Você conhece algum outra produção que utilize memes brasileiros na dublagem? Conta pra gente!