Os cinemagraphs (ou cinemagrafias, em português) são, nada mais, nada menos, que a junção das palavras cinema e fotografia. Essa técnica consiste em adicionar uma leve animação com movimentos repetitivos (looping) em determinada parte da imagem estática. Segundo o Tecmundo, foi criada por Jamie Beck e Kevin Burg em 2011, com o intuito de passar ao espectador uma ideia de movimento e de “vida” à foto.

Imagem: Cinemagraphs

Imagem: Cinemagraphs

Imagem: Cinemagraphs

Imagem: Cinemagraphs

Inicialmente, quem observa essa técnica pode se perguntar se originalmente seria uma foto com um elemento em movimento, ou se seria uma gravação com um elemento estático. Porém, o cinemagraph se trata de uma mistura de ambas as formas, tanto que pode ser feito por meio de uma sequência de fotos com a câmera estática, apenas movendo ou editando um elemento para dar movimento, ou por meio de uma filmagem, “congelando” os demais elementos. Confira como ela pode ser produzida:

 

 

Além do bom e velho Photoshop, existem outras ferramentas como o Cliplets (Microsoft, gratuito) e o Cinemagraph Pro (Mac, pago) que auxiliam na criação dos Cinemagraphs.

Beck e Burg são fotógrafos e compartilham seus trabalhos por meio do site Cinemagraph e de seu site oficial, além das redes sociais. Existem também inúmeros blogs que realizam essas artes, como o Tech Noir e o WaxTown, dedicados aos filmes; o Hell Yeah Cinemagraphs, compartilhando desde audiovisuais até ilustrações utilizando a técnica; e o Super White, com seus cliques do cotidiano.

O Grande Hotel Budapeste (imagem: Tech Noir)

O Grande Hotel Budapeste (imagem: Tech Noir)

imagem: Hell Yeah Cinemagraphs

imagem: Hell Yeah Cinemagraphs

Imagem: Super White

Imagem: Super White

Os cinemagraphs também podem ser utilizados em estratégias de marketing, pois é uma boa forma de gerar engajamento: por ser uma imagem majoritariamente estática com um elemento em movimento, tem maior poder de atração em relação à uma fotografia comum, além de ser possível destacar um elemento por meio do movimento e diferenciar sua forma de divulgação. Séries como Bates Motel e Stranger Things, marcas como Puma, Starbucks e Apple Music a utilizaram em suas publicidades.

batesmotel

imagem: Gráfica KWG

 


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