A marca de um produto ou serviço é um dos elementos mais importantes para ganhar destaque e ser lembrado, pois ela é responsável por representar, transmitir os valores e fornecer uma identidade empresarial. Quando se fala em alguma marca de refrigerantes, sapatos ou rede de fast food, você com certeza possui uma referência visual e verbal, seja uma de destaque, seja aquela que há uma maior afinidade.

Assim, a fim de criar um símbolo que represente uma marca, transmita tudo aquilo que o responsável por ela deseja passar ao público e seja memorável para o público, o processo de criação de um logotipo exige muito estudo e uma grande dose de criatividade. Uma forma de praticar o desenvolvimento de logos é unir dois elementos que aparentemente não possuem relação e criar uma marca misturando as duas figuras, como fizeram os designers a seguir.

O indonésio Rendy Cemix cria logotipos mais coloridos, adicionando também um nome misturando as palavras que formam o desenho na maioria dos trabalhos. Assim, um taco de golfe e um pinguim, ou uma banana e um sapato de salto alto, podem ter uma relação aos olhos de Cemix.

Confira mais do trabalho dele por meio do Instagram e do Dribbble.

Já o indiano Shibu PG cria logos mais minimalistas e monocromáticas, utilizando principalmente o espaço negativo e animais como um dos elementos-base. Ele também combina os nomes dos elementos utilizados, porém utilizando menos a mistura de palavras.

Saiba mais sobre o trabalho de PG no Intagram, no Dribbble, no Behance e no Twitter.

Muito interessante notar que, apesar da mesma proposta e da simplicidade dos traços, os dois designers possuem estilos diferentes. O uso das leis da Gestalt também estão muito presentes, principalmente a de pregnância da forma (quando os elementos são vistos da forma mais simples possível, sendo mais facilmente assimilada, como o tucano formado pelo fósforo e pelo fogo) e de fechamento (quando a mente tende a ver um objeto completo mesmo quando não está, como o avião no meio da forma da pipa).