
Fonte: GGN
Aposto que você aí já comemorou muito a data do dia 12 de outubro na infância, mas você já se perguntou porque o dia 12 tornou-se tão especial para as crianças? Então vem que o Comunica esclarece pra você.
A origem do dias crianças vem lá de 1920 quando um deputado federal decidiu oficializar uma data para celebrar a infância e consequentemente gerar a venda de brinquedos. Porém, foi só em 5 de novembro de 1924 que o projeto foi legitimado pelo então presidente Arthur Bernardes.
De acordo com o El Pais, somente entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto (intenção comercial de aumentar a venda de brinquedos nessa semana) é que ela passou a ser comemorada em 12 de outubro (aqui no Brasil). Já na maioria dos outros países ocidentais, a mesma data é celebrada no dia 20 de novembro, oficializada pela UNICEF. Isso não se cabe ao Japão, cujo dia das crianças acontece no dia 05 de maio.
O que se pode discutir nesse cenário é que desde um passado tanto quanto remoto, o mundo das datas comemorativas, tão significantes, esteve sempre ligado ao aumento de vendas do comércio. Isso se deve ao fato de que nos meses em que não possuem acontecimentos históricos, o comércio ”cria” datas a serem comemoradas para potencializar as vendas, das quais alavancam a compra de presentes, como no dia das crianças e também o dia dos namorados, discutido anteriormente por nós.
De acordo com o segmento do comércio, os clientes muitas vezes esperam as datas comemorativas para realizar suas compras. Baseado neste comportamento do consumidor, o publico acaba incorporando dias marcantes em sua vida, sem mesmo um acontecimento histórico marcante.
Hoje em dia as crianças tem seus direitos garantidos pela UNICEF, que na atualidade é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. É sempre bom lembrar, cuidar e valorizar os pequenos a nossa volta. A questão é que devemos sempre celebrar as pessoas importantes em nossa vida, sejam as mães, crianças ou namorados, independente da data comercial imposta para o consumo.
Fonte: El pais;