Ser criança é uma das coisas mais gostosas da vida: não há grandes responsabilidades, pode brincar o tempo todo e – o melhor e que sempre esquecemos – você pode imaginar um mundo novo e viver na fantasia.
Quando passamos pela fase da adolescência, nossa tendência é nos desapegarmos de tudo que remete ao mundo infantil, rumo à vida adulta. E infelizmente, a magia, o espírito da criança pode ficar preso em meio à responsabilidades e à rotina.
Essa dura realidade é extremamente triste, pois os adultos que conseguem manter a chama da sua criança acesa, se tornam pessoas extremamente criativas e que fazem do mundo um lugar mais leve e divertido para se viver.
Nesse dia das crianças, nós do Comunica queremos trazer um desafio para você que deixou sua criança num canto escuro e frio do seu coração: que tal reanimar essa criança?
Nada melhor para trazer esse espírito à vida do que um bom filme de animação. Apesar desses filmes serem voltados para crianças, eles atingem muito mais do que só isso. Muito além dos pais que levam seus filhos ao cinema para ver uma animação, existem adultos e jovens adultos que se interessam muito por essa categoria.
É um ciclo: a criança que cresceu vendo filmes de animação, se tornará um jovem adulto que consumirá esse tipo de filme e consequentemente irá consumi-los quando tiver seus filhos, os mesmos crescerão vendo filmes de animação e assim por diante.
É claro que isso não é uma regra, mas acontece com boa parte dos adultos dos dias de hoje. Principalmente com os adultos brasileiros que nasceram na geração dos anos 1980, que tiveram amplo contato com com filmes de animação e séries de animação e que puderam até mesmo desfrutar mais disso do que sua geração anterior.
Nós separamos 4 filmes que abordam a questão do adulto insensível versus a criança cheia de sonhos e imaginação, para que você nunca mais passe por tia ou tio chato. Mas atenção: esses filmes têm alto poder de comoção! Preparem os lencinhos e o coração e vamos nessa!
1. Frozen – uma aventura congelante
Nesse filme, Anna e Elsa crescem de maneiras muito diferentes. Elsa é proibida de brincar com sua irmã por conta de seus poderes, o que faz ela se tornar uma adulta solitária e que bloqueia qualquer tipo de relação sentimental com alguém. Já Anna, sempre muito animada, cresceu inocente e nunca perde suas esperanças em “resgatar” sua irmã.
2. Up – altas aventuras
Carl Fredriksen foi uma criança e um jovem adulto muito sonhador, ao lado de sua amada Ellie. Porém, após sua morte ele se torna um senhor rabugento. Cabe à Russel, um menino de 8 anos, salvar o coração desse triste velhinho. Além disso, Up nos ensina sobre a troca de objetivos na vida, a você se desapegar de um antigo sonho pois sua vida mudou e novas coisas boas estão acontecendo.
3. O pequeno príncipe (Le Petit Prince)
Uma garota vive uma vida monótona, cheia de regras e metas para cumprir. Ao conhecer seu vizinho, que lhe mostra o mundo do Pequeno Príncipe, ela redescobre sua infância, percebendo que pode viver com magia, amor e muita diversão. Esse filme nos trás um alerta sobre a vida cotidiana cheia obrigações e nenhum tempo para lazer.
4. Toy Story 3
Para quem cresceu assistindo as brincadeiras de Andy e Woody, esse filme é ainda mais emocionante. Andy cresceu e já não brinca mais com seus brinquedos. Mas ao se deparar com eles e se dar conta desse fato, ele os entrega para uma garotinha que os recebe com muito amor. Além da lição sobre doação de brinquedos, para as crianças, esse filme trata sobre abandono e a importância de visitar a criança interior de vez em quando.
Já está se sentindo mais criança? Não há problema algum em crescer e viver a vida adulta em sua plenitude, mas com certeza, o espírito infantil que vive em você pode te ajudar a ver a vida de uma forma mais divertida.
Não se preocupe, sempre que você sentir que precisa reacender essa chama, é só recorrer a essa lista. Você tem outros filmes para sugerir? Comenta aí pra gente!