Provavelmente você já deve ter ouvido falar da marca italiana Gucci, conhecida mundialmente por suas roupas caras e de alta qualidade. Na ultima semana, a marca se propôs a criar um instagram de nome ‘’Gucci Beauty’’ para destacar os diferentes padrões de beleza que vem sempre mudando ao longo do tempo e da historia.
A representação dessa diversidade de beleza de outras épocas é publicada apenas com imagens de obras de arte. Todas as fotos publicadas vem com uma descrição da obra e do seu contexto, indicando o padrão de beleza em que se insere a figura feminina aí apresentada.
Contando já com 36 publicações, desde vídeos a imagens, este perfil já está alcançando um grande engajamento mesmo que ainda não se compare ao envolvimento do público em suas campanhas de corpos padronizados.
O que nos chama atenção nesse discurso ”desconstruído” proposto pela Gucci é que a maioria de suas propagandas consiste na representação de corpos dentro do padrão de beleza, estéticas magras, altas e brancas. A marca é só um exemplo de uma maioria de outras grifes espalhadas pelo mundo que mantém esse padrão estético em suas campanhas e também em seus desfiles.

Campanha da Gucci de 2004.
Fonte: Pintrest.

Campanha da Gucci de 1998.
Fonte: Pintrest
Ao que tudo indica a postagens dessas diferentes formas de beleza ao longo da historia não desvendam o padrão de beleza imposto pela sociedade atual, mas sim apenas mostram uma sequencia fotográfica de personalidades que seguiam o padrão da época. Sendo assim, surge a problemática de que a criação desse novo instagram seria apenas uma tentativa de se ancorar na quebra de padrões vigentes atualmente sem mesmo promover isso por sua essência, apenas em sua aparência.
Por enquanto a propagação dessa pseudo quebra de paradigmas só acontece em um instagram que nem mesmo é o oficial da Gucci. A grande questão é que e preciso muito mais ações de diversas marcas que promovam efetivamente uma quebra de padrões, inclusive aplicando isso em suas principais campanhas. Então grifes, vamos enaltecer de verdade a beleza como ela é?
Fontes: Imagens de Marca; B9 ; Instagram GucciBeauty.