Você já assistiu um videoclipe ou um filme e reparou que o “enquadramento” da imagem não se ajustava exatamente ao formato da tela, ficando com uma moldura preta em volta? Isso pode ter acontecido devido a uma técnica audiovisual conhecida como Aspect Ratio (em tradução literal “relação de aspecto”), que é, nada mais, nada menos do que a proporção de tela, a proporção entre a largura e a altura de uma imagem, os quais se aplicam tanto na fotografia quanto no cinema.
Segundo o Newronio, no começo dos anos 1900 a proporção mais utilizada era a 4:3 (ou 1.33), conhecida como Silent Aspect Ratio, criada por William Kennedy Dickson e Thomas Edison por meio de um instrumento de reprodução de imagens em movimentos, conhecido como cinetoscópio (você pode ler mais sobre a invenção aqui). Após a introdução do áudio nos filmes e a necessidade de acomodação do áudio mono, porém, o aspecto foi alterado para 11:8 (ou 1.37), conhecido como Academy Aspect Ratio, utilizado até os anos 50.

Cinetoscópio, inventado por Dickson e Edison (foto: blog mariaeusebio12av1)
Com o surgimento e a popularização da Televisão nesse período, que possuía o mesmo espectro do cinema, a indústria cinematográfica se renovou com uma técnica conhecida como Cinerama, o qual consistia no uso de 3 câmeras de 35mm com lentes de 27mm, 147º de campo de visão e um formato de 2.59. Para ser exibido no cinema, era necessário usar uma tela curvilínea, três projetores e um sistema de som surround de 7 faixas, sendo, assim, muito caros para produzir e exibir, mas que se tornou um sucesso.

Como funcionava o Cinerama (foto: Festival Curta no Celular)
Após o Cinerama, surgiu o primeiro filme feito em widescreen (panorâmico) plano, produzidos pela Paramount: “Os Brutos Também Amam” (1953), originalmente gravado no formato Academy Ratio e posteriormente com a parte de cima e de baixo cortadas até chegarem no formato 1.66 (ou 5:3), e também o filme “The Robe” (1953), produzido pela Fox, utilizando a técnica CinemaScope (uma câmera que usava lentes anamórficas 2:1, fazendo com que a imagem ficasse “exprimida” e fosse ajustada para o aspecto 2.35, ou aproximadamente 7:3, durante a reprodução). Já a Paramount desenvolveu a própria técnica, conhecida como VistaVision, usando o filme tradicional na horizontal, trazendo a proporção 1.85 (ou aproximadamente 13:7).
Já nos anos 80, quando os planos para as HDTVs estavam sendo feitos, o engenheiro Kern H Powers sugeriu o formato 16:9 (ou 1.78), localizado entre a proporção 2.39 e 1.33, os mais comuns Aspect Ratios, criando um dos formatos mais populares até hoje.
Confira uma explicação sobre a história do Aspect Ratio (em inglês):
Por que esses números?
Como dito anteriormente, o Aspect Ratio é a relação entre a largura e a altura de uma imagem, sendo assim, o cálculo para saber a proporção da imagem se dá pela divisão entre esses dois elementos. Se um vídeo com resolução de alta definição (Full-HD) tem 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura:

imagem: Out of Home
As proporções mais comuns
Segundo o Out of Home, as proporções mais comuns são:
- 16:9 (ou 1.78) – encontrada em televisores e monitores atuais, adotada como padrão do formato HDTV;
- 4:3 (ou 1.33) – utilizada na televisão SD e nos monitores de tubo de computadores antigos;
- 7:3 (ou 2.35) – Ou 2,33, também é conhecido como CinemaScope ou UltraWide HDTV.

imagem: blog eMania
Aspect Ratio e suas significações nos filmes
Apesar da maioria dos filmes serem gravados nas proporções 1:85 ou 2:35, os diretores podem optar por utilizar qualquer Aspect Ratio que acharem significante: para ambientar o período que se passa o filme, causar uma sensação claustrofóbica, mostrar as paisagens com maior riqueza de detalhes ou conduzir a história, como demonstram os vídeos abaixo (o primeiro com legendas em inglês e o segundo, legendado em português):
Confira também a mesma cena gravada utilizando diferentes proporções e observe como pode causar diferentes sensações e estéticas diferentes:
Outros exemplos
A técnica também está presente em outras produções audiovisuais, como os filmes publicitários e os videoclipes. Recentemente, a marca de calçados Ipanema utilizou diferentes aspectos na campanha #LivreDosPésÀCabeça:
Já no mundo da música, surgiram muitas versões de videoclipes em vertical (com o Aspect Ratio de 9:16) para ser assistido nas telas de celulares, tablets e no Spotify: o primeiro em parceria com o serviço de streaming foi Bad Liar, da cantora Selena Gomez, abrindo espaço para outros videoclipes também no Youtube:
O uso de diversas proporções também contribui para deixar o audiovisual mais divertido e diferente:
Indicações: o site Calculate Aspect Ratio ajuda a calcular a proporção do aspecto: basta selecionar as predefinições comuns ou inserir a largura e a altura do vídeo. Já o site VashiVisuals também oferece diversos templates para serem adicionados às edições de vídeo.
Muuuito bacana, né? Já pensou em utilizar diferentes técnicas de Aspect Ratios em suas produções audiovisuais? Conhece mais produções que exploram essa técnica?

Mommy (2014) (gif: Comunicade, Cultura e Arte)