Setembro já está quase indo embora mas deixou muitas marcas para nós. Além do calor/chuva/frio que sentimos esse mês, uma onda de empatia e solidariedade passou sobre nós. Foi o setembro amarelo, que este ano teve um pouco menos de repercussão, devido aos calorosos debates políticos nas redes sociais.

O setembro amarelo é uma campanha realizada pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, que acontece todo mês de setembro desde 2015. O intuito da campanha é conscientizar as pessoas sobre o suicídio e incentivar quem tem depressão ou alguma outra doença mental a procurar ajuda.

A campanha desde seu início foi abraçada por muita gente, principalmente nas redes sociais, gerando comoção dos usuários, que compartilhavam mensagens positivas, dizendo que estavam disponíveis para conversar com quem precisasse.

Usuários de redes sociais declarando sua disponibilidade para apoio à quem precisa

Alguns psicólogos e estudantes de psicologia se manifestaram contra essa atitude, informando que as pessoas com risco de cometerem suicídio precisavam não de conversas, mas sim de terapia e de o acompanhamento de um profissional. Talvez uma conversa despreocupada com um colega pode interferir em seu estado.

Mas além de incentivar as pessoas a procurarem um profissional – o que é muito importante e crucial para salvar a vida de muitas pessoas – esse movimento por positividade e empatia é muito válido.

Muitas empresas e até pessoas comuns fizeram campanhas pelo setembro amarelo. E pra fechar o mês com chave de ouro, nós do comunica separamos as ações que nós mais gostamos. Confere aí:

1- Não olhe esse insta

Perfil do Instagram que "joga" com o usuário contra o suiçidio.

Perfil do Instagram que “joga” com o usuário contra o suicídio.

É um perfil do instagram que vai te levando por muitos caminhos do aplicativo, stories, outra conta, comentarios, fotos… é tudo muito divertido. Você é sendo levado sempre por frases impositivas e negativas, assim como o nome do perfil onde o jogo começa. É impossível não ir clicando em tudo que pedem para NÃO fazermos.

Além de se distrair com a brincadeira e incitar sua curiosidade, o jogo vai dando mensagens positivas ao longo do percurso e te faz escolher as respostas mais positivas e cheias de amor. Enquanto você não clica na foto mais positiva, você não consegue continuar o jogo.

Os perfis foram criados pelo usuário Fernando.

2- Positive Tracks – Mundo Livre FM

Imagem: Update or Die

A rádio Mundo Livre FM, criou um novo programa neste mês de setembro, o Positive Tracks, que nada mais é do que uma seleção de músicas felizes e que causam boa sensação em quem está ouvindo.

A seleção foi feita com músicos e terapeutas, que estudaram o nível de positividade das músicas. O programa vai ao ar à 01h00, um horário que as pessoas costumam ficar sozinhas, mais propensas a pensamentos suicidas.

3 –  #EuEstou – Facebook

Em parceria com o centro de Valorização a Vida, PC Siqueira, a psicóloga Karen Scavacini e o cineasta M.M. Isidoro, o Facebook lançou uma campanha para a prevenção de suicídio. Na página, há vários conteúdos sobre o assunto, falados pelo YouTuber, a psicóloga e o cineasta.

Além da hashtag, o Facebook lançou uma ferramenta de denúncia para prevenir suicídios. Ao detectar alguém com algum post suspeito, ou um amigo que você queira ajudar, você pode clicar em “Dar feedback sobre essa publicação” – o post ou o perfil – e o site oferecerá a opção “Eu quero ajudar”. Automaticamente o Facebook enviará uma mensagem para o usuário oferecendo ajuda ou a possibilidade de conversar com alguém.

setembro-amarelo-05

setembro-amarelo-06

O instagram e o Twitter produziram ferramentas semelhantes às do Facebook. No Twitter, o mecanismo é o mesmo, ao procurar pela hashtag #ExisteAjuda, você encontra uma mensagem que pode te levar à um chat com uma equipe especializada. O site ainda oferece um formulário para que a denúncia seja mais específica, e os funcionários possam agir com mais precisão.

setembro-amarelo-07

Já no Instagram, ao ver uma foto suspeita, você pode denunciar, clicando na opção “é imprópria”, depois em “Automutilação”. O Instagram entrará em contato com a pessoa, que receberá a mensagem: “alguém viu o post e pensa que você pode estar passando por momentos difíceis. Se precisar de suporte, podemos ajudar”.

Apesar de todo o apoio e ferramentas das sociais e usuários, eles são somente um suporte. A ajuda de verdade vem do tratamento com um profissional da área.

É preciso que fiquemos alertas com nossos amigos, familiares e colegas em relação aos sintomas da depressão e ansiedade. Conversar,  dar carinho e atenção e até essas ações e ferramentas ajudam, mas só um profissional pode salvar essa vida. Que essa positividade e consciência não acabe junto com o mês.

Fontes:

Estudo Prático