No final de agosto, o Netflix liberou um video onde os produtores da série Stranger Things, e principalmente, o diretor de fotografia, apontam quais filmes influenciaram diretamente na criação do clima da década de 1980 – o que acaba por gerar muitos elogios e é um dos fatores que contribuem para o sucesso da série.

stranger-things

Divulgação/Netflix

Mas o que exatamente é a fotografia de um filme? Todo mundo tem um amigo que se considera cult e que com certeza elogiou esse aspecto após assistir A Forma da Água ou Ela e, quando indica os filmes à alguém, aponta que esse fator é o que merece maior destaque. Mas fotografia não é só uma paleta de cores bonita, como muitos pensam.

De acordo com a definição da Academia Internacional de Cinema, a cinematografia, como também é conhecida, refere-se à area técnica de captação de imagens, desde os movimentos de câmera, iluminação, enquadramentos, cores, entre outros detalhes que podem, muitas vezes, passar despercebidos por nós, meros espectadores, ao assistir algum filme ou série.

O diretor de fotografia e seus assistentes estão presentes em todas as etapas de uma produção, desde o planejamento até a finalização. Eles tem como função principal, transmitir sentimentos a uma narrativa, para nos ajudar a compreender e fazer parte daquele universo que nos é apresentado.

Tomando o exemplo do diretor do filme citado, A Forma da Água, Guillhermo del Toro trabalhou toda a composição das imagens do longa na simbologia da água. Sua intenção era passar a ideia de que a personagem de Sally Hawkins estivesse imersa na água desde o início, o que o cinematógrafo Dan Laustsen o ajudou a realizar com maestria. Além das cores simbólicas para cada personagem, a construção dos cenários, o que nos leva a sentir essa conexão de Eliza com a água e consequentemente, com o seu amor, é o movimento de câmera. Tal feito nos proporciona a impressão de estarmos à deriva. “Eu quero que a camera flutue como a água o tempo inteiro. Não tem um plano estático sequer no filme” afirma del Toro, em entrevista à conta The Director’s Cut no Soundcloud.

O Comunica preparou um pequeno vídeo com algumas cenas do filme. Observe como mesmo em cenas aparentemente estáticas, a câmera se movimenta sutilmente. Confira:

Em Na Natureza Selvagem, a responsabilidade por levar ao público os sentimentos de solitude e liberdade do personagem principal ficou com Éric Gautier. Em sua maioria, as cenas são gravadas em planos bem abertos, com paisagens deslumbrosas, montanhosas e até mesmo inóspitas. A sensação de apreciação da natureza, de se sentir pequeno no mundo, está presente durante todo o filme. “McCandless (personagem real que inspirou o livro de Jon Krakauer e consequentemente, o filme) me fascinou. O rito de passagem que escolheu para si me tocou muito. Por isso foi importante eu ir para todos os lugares reais e absorvê-los.” comenta o diretor do filme, Sean Penn, em entrevista ao jornal OGlobo.

Portanto, a equipe de fotografia de Stranger Things é fundamental para criar a ambientação nostálgica que dá o tom à série. Não se trata simplesmente de mudar o visual dos atores para criar o clima dos anos 80. “Eu realmente sentia que poderia trazer algo que ajudaria a parecer que foi gravado há muito tempo atrás, usando os tipos de iluminação que não são muito usado hoje em dia, mas com certeza estavam em voga naquela época.” afirma Tim Ives, diretor de fotografia da série, no vídeo publicado no canal do Netflix no Youtube.

O Comunica poderia fazer uma enorme lista de filmes e séries em que ficamos tocados pela narrativa graças à bela fotografia, porém este não é o nosso objetivo por agora. Como produtores de conteúdo, também é nosso papel tornar mais acessível, ou didático, alguns termos e conceitos do meio da comunicação.

 


FONTE: