A fotógrafa e diretora de arte da Eslováquia, Mária Švarbová, iniciou a série de fotografias intitulada “In The Swimming Pool” em 2014, que posteriormente resultou no livro “Swimming Pool”, em que traz nas imagens a simetria das nadadoras, o alinhamento dos elementos de cena, e o reflexo das modelos na água das piscinas. As cores, predominantemente o vermelho e o azul, que contrastam com o fundo neutro, bem como a composição simétrica, criaram um estilo único à artista.
- (clique para ampliar) (fotos: Fhox)
Segundo o Nova Galerie, cada fotografia retrata uma piscina diferente de vários locais da Eslováquia, geralmente construídas na era socialista, e a ideia era justamente mostrar que as nadadoras eram tão lisas e frias quanto os azulejos das piscinas. Švarbová conta ao site World Photo que “impulsionada por uma busca por locais interessantes, o meu fascínio pelo espaço das piscinas públicas contribuiu para o desenvolvimento do meu estilo visual. A beleza estéril e geométrica de piscinas antigas, geralmente construída na era socialista, deu o tom para essas fotografias”.
- (clique para ampliar) (fotos: Fhox)
Ainda segundo o World Photo, o foco principal do “In The Swimming Pool” era harmonizar as pessoas e o espaço, pois um elemento não tem significado sem o outro: “O espaço […] fica vazio e algo está faltando. O mesmo acontece ao contrário. Os seres humanos não têm significado sem o espaço, como se não se encaixassem em nenhum lugar”.
- (clique para ampliar) (fotos: This is Colossal)
Além dessa série, Mária Švarbová fotografou tem o “Human Space”, retratando as pessoas em diferentes ambientes; o “Elements”, trazendo retratos de pessoas que parecem modificados a mão; e o o “Walls” , com pessoas em frente a paredes diferentes, todas muito coloridas e iluminadas. Você pode conferir mais de seu trabalho e outras fotografias no site oficial, no Behance, no Instagram e no Facebook.