Desde 1967, a Constituição Federal passou a permitir a ausência do pai no trabalho quando nascia-se um filho. Após cerca de 50 anos, a legislação brasileira foi alterada, permitindo que a licença paternidade durasse 5 dias.

Com o dia dos pais, celebrado nesse ultimo domingo, algumas campanhas de conscientização da importância desse direito paterno vieram a tona, como a Dove Men +Care, que investiu em dois comerciais reforçando e reivindicando o aumento da licença paternidade:

.

A propaganda reivindica um aumento do período de licença paterna no mundo todo, mesmo eles possuindo o direito de se ausentar do trabalho para acompanhar os filhos de até seis anos de idade ao médico uma vez por ano, sem desconto na folha de pagamento ou banco de horas.

Apesar do papel de pai estar se expandindo, a média da licença oferecida aos homens não está acompanhando esta tendência. Exatamente por entender as necessidades da família, estamos dando visibilidade a essa causa e esperamos inspirar outras marcas voltadas ao segmento masculino a fazerem o mesmo, por meio de uma mobilização coletiva”, declara Viviane Ramos, gerente de marketing de Dove Men +Care.

thinkstock

Foto: Revista Claudia.

A Unilever Brasil, tambem em defesa da causa, anunciou a ampliação da licença parental flexibilizada de 20 para 40 dias. De acordo com o relatório State of the World’s Fathers 2017a maior participação dos pais no começo da vida das crianças promove o desempenho escolar e diminui doenças psicológicas e até taxas de violência.

A presencia dos pais junto com a das mães na vida dos filos é indispensável e os direitos de ambos devem ser bem explorados. Dia dos pais é todo dia!