Shubnum Khan é uma autora sul-africana que, sem intenção, acabou virando a garota-propaganda de diversas marcas ao redor do mundo. Tudo começou quando, na faculdade, alguns amigos de Khan propuseram a participação dela em um projeto gratuito “100 Faces Shoot” (100 fotos de rostos), que propunha fotografar 1000 rostos distintos de diversas faixas etárias e etnias. A estudante entrou no projeto sem saber que seu rosto circularia pelo mundo todo.

shan

(Foto: Reprodução)

Após algum tempo, Shubnum Khan foi reconhecida em uma campanha de imigração na internet e ao perceber tal repercussão de suas imagens ela passou a descobrir que seu rosto já era campanha de diversas marcas ao redor do mundo. Tudo isso aconteceu mesmo sem o consentimento da autora, porém ao investigar tal repercussão ela descobriu que ao participar daquele velho projeto de faculdade ela havia assinado um termo que permitia toda essa divulgação.

“É muito rápido – você assina um papel, entra, o fotógrafo diz ‘sorria para a foto’. E definitivamente não me disseram que minha foto seria usada para um banco de imagens.” Disse ela em suas redes sociais.

“No começo, achei engraçado”, ela diz, sobre ter encontrado várias versões de seu rosto no banco de imagens. “Mas com o tempo, vi que havia muitas fotos e que eu não ganhava dinheiro com isso.”

shan2

Foto: G1

djlvyiyxcaatdjl

(Imagem do twitter)

Hoje em dia Khan já teve seu rosto estampado em propagandas de hambúrgueres do McDonald’s na China, tapetes em uma loja em Nova York ou uma agência de caminhadas no Camboja.

A autora conseguiu entrar em contato com o fotógrafo do projeto ”100 Faces Shot” que removeu sua foto do banco, mas mesmo assim Shubnum ainda vê seu rosto em diversas campanhas.

E você? Tem uma historia parecida? Conta pra gente!