Nos dias 29, 30 de junho e no dia 01 de julho aconteceu o Intercom Sul 2018, evento que reúne estudantes e formados nas diversas áreas da comunicação para debates, palestras e apresentações de trabalhos. Este ano a cidade que recebeu os convidados foi Cascavel, na Fundação Assis Gurgacz (FAG), e o tema foi “Desigualdades, gêneros & Comunicação”.

Eu particularmente gostei muito do evento e foi uma ótima experiência, ainda mais porque foi a primeira vez participando, e entre as diversas atividades da programação, vou contar um pouquinho do que pude acompanhar.

No primeiro dia (29), aconteceram as exposições de trabalhos no Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que é uma parte do evento destinado à apresentações de produções experimentais e, posteriormente, com uma premiação aos melhores trabalhos mostrados. Este ano o curso de Comunicação e Multimeios (CMM) representou e concorreu em diversas categorias, como:

• Edição de Livro (Giovanna Pedrosa com “Era Uma Vez Domésticas – um livro de contos”)
  • Histórias em Quadrinhos (Mariana Bicudo com “Habitar-te: proposta de história em quadrinhos interativa”)
  • Games (Jéssica Freitas com “Desconstrói”)
  • Radionovela (Natália Denipoti com “Venha Ver o Pôr do Sol”)
  • Videoclipe (Bruna Barranco com “Ready for some lovin'”)
  • Animação (Pedro Ferreira com “Amianto”)
  • Fotonovela (Brenda Maria com “Revelador: a fotografia expandida na fotonovela”)
  • Roteiro de Ficção (Beatriz Colnago com “Construção do roteiro “A Cor do Toque”)
  • Filme de Ficção (Heloisa Lima com “A Cor do Toque”)

Também aconteceu uma palestra intitulada “Gêneros, mídias e interfaces” com as Dra. Vânia Sandeleia e Ana Carolina Escosteguy, que procurou mostrar o que já foi feito e o que precisa ser discutido para mudanças necessárias na questão de gênero, como o papel da mulher e o conceito de Poliamor.

Palestra "Gêneros, mídias e interfaces" (foto: página oficial do Intercom Sul)

Palestra “Gêneros, mídias e interfaces” (foto: página oficial do Intercom Sul)

Já no dia 30, sábado, aconteceram as oficinas durante o período da manhã, no qual participei de uma sobre “Animação básica utilizando o programa After Effects”, com o profissional Paulo Neto. No mesmo período e também à tarde ocorreram as apresentações do Intercom Júnior, destinado à apresentações de pesquisas acadêmicas de graduandos e recém-graduados. Entre os alunos de CMM que participaram estão:

• Fernanda Fukushima com “Potencializando Vozes: Experimentação de Produção Jornalística na Vila Vardelina” (na categoria Comunicação, espaço e cidadania)
  • Lorena Liz com “Política nas redes sociais: uma nova dimensão da esfera pública” (estudos interdisciplinares da comunicação)
  • Felipe Collar com ” Ensaio sobre as peculiaridades de Marília Rocha na construção do cinema brasileiro” (Comunicação audiovisual)
  • Mikhael Teodoro com “Show.me: Aplicativo para Demonstração de Resultados de Gerenciamentos de Redes Sociais” (Comunicação multimídia)
  • Heloisa Gentil com “Os Escritos nos Banheiros da Universidade Estadual de Maringá, a Partir das Discussões de Gênero” (estudos interdisciplinares da Comunicação)
  • Tatiane Codonho com “O podcast como instrumento de expansão sociocultural das Escolas de Samba” (estudos interdisciplinares da Comunicação)

A palestra “Aproximações entre comunicação e design” com a Dra. Priscila Farias, ainda, procurou discutir as similaridades e diferenças entre os campos da Comunicação e do Design, trazendo dados e pesquisas que avaliam a graduação e bolsas do CNPq em assuntos que podem convergir, mas ainda se encontram segmentados em estudos de pós-graduação e pesquisa.

"Aproximações entre comunicação e design", com a Dra. Priscila Farias (foto: Aline Namie)

“Aproximações entre comunicação e design”, com a Dra. Priscila Farias (foto: Aline Namie)

Por fim, no terceiro e último dia (01) aconteceu o encerramento oficial do evento, com a performance de um grupo de dança, e a premiação do Expocom. Entre os diversos prêmios ganhos, para nós de Comunicação e Multimeios, há três que se destacam: os de Fotonovela (Brenda Maria Palmieri com “Revelador”), de Roteiro de Ficção e de Filme de Ficção (Beatriz Colnago, Felipe Collar, Giulliana Dias, Heloisa Lima e Pedro Ferreira com “A Cor do Toque”). Você pode conferir a entrevista deles aqui.

todos os vencedores do Intercom Sul 2018 (foto: Aline Namie)

Vencedores do Intercom Sul 2018 (foto: Aline Namie)