O que Czeslawa Kwoka, uma das vítimas polonesas no campo de concentração em Auschwvitz durante Segunda Guerra Mundial, a bonequinha de luxo Audrey Hepburn e o Warrior 武士, um guerreiro da era Meiji, tem em comum? Todos eles são fotografias em preto e branco, que foram coloridas digitalmente no Photoshop por três autores diferentes: Marina Amaral, Mads Madsen e Jordan Lloyd.

O trabalho deles consiste em utilizar fotos antigas em preto e branco, seja de celebridades, a família real inglesa e os eventos históricos ocorridos, colocar no Photoshop e pintá-las digitalmente. A mineira Marina do Amaral, uma dos coloristas citados, recebeu aval de Auschwvitz para colorir 39 mil fotos do holocausto.

A artista foi motivada por vítimas da época da Segunda Guerra Mundial, entre elas Janina Novak, uma das 50 mulheres que conseguiram fugir de um campo de concentração e a vítima polonesa de 14 anos, Czeslawa Kwoka.

Janina Novak. Fonte: Faces of Auschwitz

Janina Novak. Fonte: Faces of Auschwitz

Czeslawa Kwoka. Fonte: Portfolio Marina Amaral

Czeslawa Kwoka. Fonte: Portfolio Marina Amaral

Jordan Lloyd possui um grupo chamado Dynamic Chrome, onde o próprio artista e mais alguns aprendizes colorem fotografias de vários momentos da história. O colorista propõe uma redescoberta por meio das cores para que nós, meros observadores, possamos refletir sobre o que acontecia no determinado instante que houve o clique da foto.

Old Milwaukee, Jordan Lloyd. Fonte: Dynamic Chrome

Old Milwaukee, Jordan Lloyd. Fonte: Dynamic Chrome

No vídeo abaixo, o artista explica como é o processo da coloração e quais aspectos ele utiliza para pintá-las.

O último dos coloristas mencionados (mas não menos importante), Mads Madsen utiliza fotos de pessoas famosas do mundo cinema, política, matemática e muito mais para colorir. Entre eles estão a famosa bonequinha de luxo, Audrey Hepburn, o gênio da matemática, Albert Einstein e o ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.

Mads Madsen. Fonte: My Modern Met

Mads Madsen. Fonte: My Modern Met

Inúmeras fotografias, de vários eventos, celebridades e momentos foram pintadas por esses três artistas e você pode saber mais sobre o trabalhos deles clicando nos links presentes ao longo do texto.

E disseram que colorir o preto e branco era impossível…