Foi-se o tempo em que o acesso e conhecimento de obras clássicas e renascentistas era restrito às elites. Está certo que museus e exposições ainda não são acessíveis à boa parte da população brasileira, mas graças à internet, essa problemática pode ser pelo menos amenizada. Hoje em dia é possível navegar online pelo acervo de museus como o MASP em São Paulo, o Museu de Bellas Artes, em Buenos Aires, na Argentina, o Museu de Arte Moderna – MOMA em Nova York, nos Estados Unidos e até mesmo o famosíssimo Louvre, em Paris, França, por exemplo.
Além do mais, páginas do Facebook tratam de trazer ao público jovem, de forma divertida e inusitada, um contato mais próximo com as artes clássicas e a literatura, que antes costumavam ser vistos como desinteressantes e/ou para poucos. Essa aproximação se dá através dos chamados memes. Um exemplo são as páginas Obras literárias com capas de memes genuinamente brasileiros e a Classical Art Memes.
Alla Mingaleva é uma jovem da Armenia, diretora de arte, e se propôs a representar o dia-a-dia, que pode ser tedioso, na oficina em que trabalha. Tudo isso através da arte. A artista utiliza de personagens de pinturas expostas nas melhores galerias e museus pelo mundo e realiza colagens e recortes com fotografias de cenas cotidianas.

Reprodução /Instagram
Nesta foto, são utilizadas as obras “An Amateur” e “The Belvedere” do artista inglês John William Godward (à esquerda e ao centro), “Phèdre/Phaedra” do francês Alexandre Cabanel (à direita) e a famosa pintura “Creation of Adam” de Michelangelo (no canto inferior direito). Vem conferir os demais trabalhos da artista:

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram

Reprodução /Instagram
Cada foto é um meme, não acham? Já dá para marcar os amigos em qual personagem mais representa cada um deles no final do rolê!