A cultura do skate chegou em Maringá na década de 70 e até hoje está presente na cidade. Neste domingo, 24, o Comunica participou do Festival do Skate, evento que foi organizado pela Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM) e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Gerência da Juventude e Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

O evento, de acordo com o Gerente do Centro Da Juventude de Maringá, Adriano Bacura, é a junção do Go Skate Day, que já acontece faz cinco anos, com a ideia do Festival do Skate. O evento contou com a participação de skatistas de vários estados do Brasil. Foram disputadas as categorias feminino, mirim, iniciante, amador e master nas modalidades street e bowl.

Foto: Thamlym Luiza

Conversamos com o Bacura sobre o festival e a cultura do skate:

img_0908

Adriano Bacura/Foto: Thamlym Luiza

Como surgiu a ideia do evento?

Bacura: A ideia do Festival do Skate é muito legal. Faz muitos anos que nós lutamos pela Praça de Patinação. Conseguimos através do Prefeito, falamos pra ele sobre a história da praça e ele então abraçou a causa, revitalizando o local, não só para os skatistas, mas para toda população, além da pista de skate, hoje tem parquinho e A.T.I.

O skate é um estilo de vida?

Bacura: O skate muda e salva vidas. Não só ele, mas também outros movimentos do hip hop, como o rap e o grafite. Eu sou uma prova viva disso, eu vivia no mundo errado. A partir do momento que eu conheci o esporte, no meu caso o skate, fui moldado pra ser o que eu sou hoje. A minha história tem tudo a ver com essa praça.

Quais são os próximos projetos?

Bacura: A ideia é pegar tudo isso que está aqui hoje e não deixar engavetado, porque se o projeto salva vidas temos que colocar essa cultura dentro das escolas. São projetos que já nasceram, deram uma parada, mas que agora estamos retomando. Volto a dizer, tudo que está acontecendo aqui hoje é porque o prefeito e toda gestão abraçou essa causa. Este ano vamos inaugurar a pista de skate da Vila Olímpica, que terá um campeonato profissional, resultado de um trabalho de unidade.

a direita Adriano Bacura e a esquerda Eduardo Gomes

a direita Adriano Bacura e a esquerda Eduardo Gomes

 

 

Confira a lista de ganhadores:

Se você quer saber mais sobre a história do skate maringaense, o Comunica tem uma sugestão de documentário pra você! Ele se chama Maringá Skateboards e foi produzido pelo Kato Higuchi. O vídeo concorreu ao Short-Video Contest 2018, nos Estados Unidos, organizado pela GirlFilms & ChocolateCinema.

 

A cultura do skate vive, e o Comunica apoia. Bom rolê a todos!