Olha quem chegou! O VII Multicom começou com muita arte e trabalhos pra lá de incríveis

 

Comunicação e Arte foi a temática da oitava edição do Multicom, coordenada pelo professor Paulo Negri Filho. E nada melhor que abrir o evento com essa temática, com uma apresentação teatral, não é mesmo?

A cena “As canções que você fez para mim”, com direção de Victor Lovato, abriu o evento com chave de ouro. Com reflexões acerca do amor, os atores Bianca Cristina, Pedro Daniel e Vanderlei Junior, nos convidaram a entrar no jogo amoroso das personagens.

De acordo com Victor, a cena nasceu da matéria de  Direção Cênica, do curso de Artes Cênicas da UEM, a partir do texto “Música para cortar os pulsos”. Procurando fugir de temáticas mais pesadas e sérias, ele propôs aos atores que trouxessem músicas que lhes fizessem sentir vontade de cortar os pulsos e assim se deu a montagem da cena, a partir de discussões entre o elenco e direção. É uma cena que emociona, nos provoca risos e inquietações sobre a nossa própria vida amorosa.

A inserção de apresentações artísticas no evento foi uma aposta para essa edição, que na nossa opinião casou super bem com o tema e com o estilo do Multicom. Fiquem de olho nos próximos dias que haverão mais apresentações incríveis (isso não foi um spoiler).

"As canções que você fez para mim". Da esquerda para a direita: Bruna Maris, Ana Gôngora, Pedro Daniel, Bianca Cristina, Vanderlei Junior e Victor Lovato. Foto: Camila Mocki

“As canções que você fez para mim”. Da esquerda para a direita: Bruna Maris, Ana Gôngora, Pedro Daniel, Bianca Cristina, Vanderlei Junior e Victor Lovato. Foto: Camila Mocki

Em seguida da cena, foi composta a tradicional mesa de abertura do evento, que contou com a presença da professora Ana Cristina Teodoro da Silva, coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras, Angelo Aparecido Priori, Maria Cristina Gomes Machado, como representante do Departamento de Fundamentos da Educação e o Vice-Reitor Júlio Cézar Damasceno, além do coordenador do evento, Paulo Negri Filho.

Questões sobre a falta de investimento do Estado tanto no curso, quanto na universidade, foram levantadas pelos presentes, principalmente na fala dos professores Paulo e Ana Cristina. Bem como a dificuldade enfrentada pelo curso com a falta de professores efetivos, o que dificulta o trabalho desenvolvido por eles dentro da universidade.

Mesa composta durante a fala do Professor Paulo Negri Filho. Foto: Camila Mocki

Mesa composta durante a fala do Professor Paulo Negri Filho. Foto: Camila Mocki

Mas a atração principal da tarde ficou por conta da Profa. Ma. Janiclei Aparecida Mendonça, que trouxe reflexões acerca de seu trabalho “As Novas Narrativas Animadas: Inflexões sobre arte, sociedade, cultura e identidade em séries animadas contemporâneas”.

Ela estuda como são construídas as narrativas de séries animadas, com um recorte do canal Cartoon Network. Séries como Hora de Aventura, O Incrível Mundo de Gumball, Clarêncio, o otimista, entre outras, são seu objeto de estudo.

Em entrevista ao Comunica, Janiclei contou que uma das maiores dificuldades encontradas por ela para desenvolver essa análise com séries de animação é a pouquíssima quantidade de trabalhos realizados sobre o assunto e que em sua maioria são voltados para o cinema e não para as séries animadas, especificamente.

Dentre as variadas possibilidades de estudo que esse tema oferece, a forma com que os produtores de séries animadas contemporâneas pensam a estrutura da série juntamente com o conteúdo, é o que mais a atrai. Principalmente por ser voltada por um público muito jovem, como crianças e adolescentes.

Janiclei disse que pretende continuar essa pesquisa, partindo do olhar da recepção desse público sobre o conteúdo das séries. Para ela, os idealizadores das séries por ela estudadas, incluem inúmeras referências de outros filmes e séries, que talvez só um adulto possa entender, mas que irão impactar a criança de uma forma diferente e que ela disseminará essas referências de alguma maneira em sua vida. Produzindo assim, um conteúdo voltado para um determinado grupo de crianças ou adolescentes, mas que abrangem também um grupo significativo de jovens e adultos.

Janiclei Aparecida Mendonça. Foto: Camila Mocki

Janiclei Aparecida Mendonça. Foto: Camila Mocki

E isso foi apenas o começo. Ainda restam 2 dias de muita discussão, comunicação e arte por aí, nos próximos dias do VIII Multicom. Fique ligado em nosso site e redes sociais para não perder nada do evento.

Conte para a gente o que você achou desse primeiro dia de evento!