Você já ouviu falar das Guerrilla Girls? O comunica apresenta pra você!

As Guerrilla Girls são artistas ativistas feministas. Usam máscaras de gorila em público com humor e visuais ultrajantes para expor preconceitos de gênero e étnicos, bem como corrupção na política, arte, cinema e cultura pop. O anonimato mantém o foco nos problemas e longe de quem elas poderiam ser.

As ativistas começaram em 1985 em Nova Iorque, espalhando cartazes pelas ruas com escritas ácidas que pediam a justiça com uma linguagem irônica. Atualmente seu ativismo continua forte principalmente na internet.design-2-2000x1200

”Acreditamos em um feminismo interseccional que combate a discriminação e apoia os direitos humanos para todas as pessoas e todos os sexos.” Dizem as Guerrilla. Elas possuem um site próprio que você pode acessar aqui.

guerrila

No poster acima, famoso circulante nas redes sociais, as Guerrilla Girls descrevem as falsas vantagens de ser uma artista mulher. Tal cartaz é um exemplo de ironia para protestarem o fato dos homens terem maior sucesso artístico apenas por não serem mulheres.

As ativistas já estiveram no Brasil ano passado (2017), mas o feminismo já está se disseminando no mundo todo. E você? ta esperando o que para entrar nessa guerra?