O amor está no ar! No último dia 12, foi comemorado o dia dos namorados aqui no Brasil, uma data importantíssima tanto para os apaixonados, quanto para o comércio.
Mas você sabe como surgiu essa história de dia dos namorados?
Ao redor do mundo, essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro, devido à São Valentim, um padre rebelde que realizava casamentos proibidos. Um amor só, não é? Mas por que no Brasil só comemoramos o dia dos namorados no dia 12 de junho?
Senta que lá vem história
A ideia foi do publicitário João Dória – pai do atual prefeito de São Paulo – que teve sua agência, Standart Propaganda, contratada pelas lojas Exposição Clipper para resolver um problemas de vendas no mês de junho, no qual elas caíam muito.
Inspirado no sucesso do Dia das Mães, João Doria instituiu a data do mais novo Dia dos Namorados brasileiro para o dia 12 de junho, por ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro, pelo qual muitas moças e rapazes faziam promessas para encontrar seu grande amor.
Juntando publicidade e crendices, não havia como não conquistar a alma brasileira. Mas a data só ganhou força mesmo no ano seguinte, quando outras marcas começaram a adotar a data.
Um dos slogans de sucesso da campanha era “Não é só com beijos que se prova o amor!”, incitando os apaixonados a encher seus parceiros de presentes comerciais.

Campanha do Dia dos Namorados feita por João Doria
A data já é uma tradição fortíssima no país e compete, no comércio brasileiro, com datas como Dia das mães e Natal.
Apesar de todo o desencanto que essa informação nos traz, nós do comunica acreditamos que independente de qualquer coisa, um dia criado para celebrar o amor não deve ser ignorado.
Fuja das opções comerciais e demonstre seu amor de formas alternativas, “Não é só com beijos que se prova o amor!”, nem só com presentes!
Se você tiver alguma dica de como conquistar o mozão que fuja das opções comerciais, conta aí pra gente nos comentários! Afinal, nós também amamos e temos crushs para serem conquistados.
Fonte: BBC Brasil