Nos últimos tempos, a indústria do Cinema tem se reinventado para continuar atraindo o público — já que a concorrência com a Música e sobretudo os Jogos Eletrônicos aumentou bastante — e uma das ações tomadas pela área foi o forte investimento no campo das séries e seriados.
Principalmente com a expansão do mercado digital e a popularização de plataformas de streaming como a Netflix, as séries alcançaram grande público, dividindo quase que ao meio a audiência dos filmes, que migrou com força para o mundo das séries.
As séries são criações audiovisuais desenhadas para serem exibidas em muito mais tempo que a duração de um filme por exemplo, e por isso são divididas em episódios e temporadas. Além disso, o roteiro das séries tem muitas diferenças se comparadas com os longa-metragem e as histórias conseguem se desenvolver em outro ritmo.
Seja utilizando atores reais ou personagens animados, as séries conquistaram seu espaço e criaram por si só uma cultura entre os fãs de séries. Alguns destes fãs foram mais adiante e desenvolveram seus próprios projetos, dentre eles, a criação de séries utilizando o jogo The Sims 3 ou The Sims 4.
Estes jogos são conhecidos pela sua tentativa de simular a vida real, ou seja, tratam-se de jogos simuladores. Eles fizeram e fazem grande sucesso, inclusive entre estudantes de arquitetura, já que uma das funcionalidades dos jogos é a construção utilizando o material disponível, indo desde pequenas edificações até lugares mitológicos, como castelos e templos. Esse teor criativo do jogo chamou a atenção de alguns fãs de séries, que viram em The Sims 3 e The Sims 4 a oportunidade de criar cenários cinematográficos utilizando o conteúdo do jogo. Aliado a isso, a criação de personagens também era válida, já que era possível vestir e interagir com os “bonecos”.
Assim nasceram as séries animadas de The Sims, que popularizaram no YouTube a partir dos anos de 2014 e até hoje mantém a atenção e interesse do público. Assista agora o primeiro episódio da série Girls in the House, criada pelo jovem Raony Phillips:
Abaixo, temos o primeiro episódio da quarta temporada também da série Girls in the House, em que podemos ver uma grande evolução nos aspectos técnicos:
O grande sucesso da série GITH rendeu ao Rao uma fama inesperada, que o fez investir em outros projetos, como uma versão animada de uma música escrita por ele, interpretada por uma de suas próprias personagens. Hoje, a personagem Duny já tem vários videoclipes lançados, como este:
Outras pessoas também entraram nesta onda da criação de séries animadas utilizando o The Sims como base, inclusive para criação de um roteiro de ficção, com a presença de efeitos especiais e muito conteúdo criado por fãs introduzido aos jogos. Confira abaixo o primeiro episódio da série Better Beware, do canal Vaka Loka:
Todo esse conteúdo atraiu muitos fãs, gerando comunidades, grupos para discussão dos episódios, além de produtos relacionados, e também spin-offs da série original, como os videoclipes musicais e mini-séries com personagens marcantes. Existem muitos outros criadores deste conteúdo no YouTube e a previsão é de crescimento constante!