Sabe aquele texto que você escreveu ou conhece e quer mostrar para o mundo inteiro de um modo legal? Pois então, com todas as diversas tecnologias agora é possível com o vídeo-arte, videopoesia, vídeo de textos falados ou como mais se conhece: videopoema. Independente de como você os chame, são vídeos em que pessoas declamam quaisquer textos. No Brasil, por exemplo, esta forma de vídeo aparece muito com o Projeto Toda Poesia, um canal no YouTube onde são publicados vídeos de pessoas lendo textos que são importantes para elas. Entre estas pessoas, além de anônimos, está o comediante Gregório Duvivier, o qual abraçou o projeto e já gravou o seu.

Assim como Alice Caymmi, neta de Dorival Caymmi, que teve o vídeo divulgado no dia 30 de abril, quando seu avô comemoraria 100 anos.

Gostou? Se sim, e estiver disposto para ler, desde poemas até reportagens de jornal, entre em contato pelo Facebook: http://www.facebook.com/projetotodapoesia/ ou pelo e-mail: projetotodapoesia@gmail.com e você poderá ser escolhido para aparecer em um vídeo também!

Além deste canal, existem muitos outros canais no YouTube onde até mesmo escritores renomados fazem vídeos com seus celulares ou câmeras e declamam ao fundo suas poesias. De forma que, muitas vezes, faz o espectador se encantar com a emoção audiovisual proporcionada. Entre estes escritores renomados está Matilde Campilho, poetisa portuguesa, autora do livro “Jóquei”, que reside entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Como afirmou em entrevista, os  vídeos surgiram como uma forma rápida de expor sua arte, sendo eles compostos por cenas cotidianas, e ao fundo, uma leitura de textos sobre absolutamente tudo que sai do coração de Matilde, a qual lê com o característico sotaque de Portugal, e às vezes, inclui entre palavras, alguma música que a agrada.

Matilde diz que você não pode salvar o mundo, mas pode salvar o minuto. E com certeza o videopoema faz isso!

Extremamente simples, mas ao mesmo tempo, imensamente complexo!

E você? Já conhecia o videopoema? Já fez algum? Conte nos comentários! Coloque o link de seu vídeo, caso tenha feito algum.