Todo mundo sabe que amanhã, dia 21 de abril é dia de Tiradentes. Mas você sabia que também se comemora o dia da latinidade? Há controvérsias sobre a data, uns dizem ser no dia 15 de maio, outros, dia 21 de abril. O que importa é que o propósito da data é o mesmo: celebrar e valorizar a cultura latino americana, que é tão rica e da qual fazemos parte.
Aproveitando o clima de feriado, viemos apresentar um novo serviço para você ver grandes filmes latinos. Afinal, quem precisa de Netflix quando se tem o Retina Latina?
Retina Latina é um serviço de streaming gratuito organizado pelo governo colombiano, em parceria com Bolívia, México, Equador, Uruguai e Perú, que disponibiza inúmeros filmes desses países.
Alguns países estudam a possibilidade de entrar, pois há custos para se manter dentro do serviço. O próprio Brasil, por meio da ANCINE recusou a proposta devido a tais custos. Porém, de qualquer forma nós podemos usufruir desse serviço.
A Argentina também tem um serviço muito semelhante, o Odeon, mas esse é restrito somente ao território argentino.
É interressante perceber que mesmo em tempos tão difíceis para o cinema, principalmente para os não Hollywoodianos, minam iniciativas de incentivo à cultura local, uma cultura que na maioria das vezes foi renegada e deixada de lado para dar lugar à cultura estrangeira, como é o caso dos latino-americanos.
Por mais que muitas vezes seja mais fácil vermos o cinema americano, até porque está muito mais acessível, é impressindível perceber a importância de nosso cinema e de nossa cultura.
É claro que o cinema brasileiro, por exemplo, ainda tenta se reerguer após repudiações de governos passados e a barreira das grandes empresas que dominam o cinema no Brasil, mas não é uma luta perdida. Existe muita gente fazendo trabalhos interessantíssimos por aí, mas que têm uma divulgação dificultada.
E por que não chega? É somente devido ao grande monopólio das empresas? Será que há falta de interesse do público? Essa é uma discussão para um outro post.
Prestemos mais atenção em nossa cultura, no que os artistas latinos estão produzindo. É tempo de olhar para dentro! E além dos filmes que vocês verão no Na Retina, vamos deixar mais 5 dicas de filmes latino-americanos para preencher seu feriado. Confira:
Terra em Transe – Glauber Rocha (1967) Brasil
La Nana – Sebastián Silva (2009) Chile
7 Cajas – Juan Carlos Meneglia (2012) Paraguai
La Casa Más Grande del Mundo – Ana V. Bojórquez e Lucía Carreras (2015) Guatemala/México
En El Cuerpo Equivocado – Marilyn Solaya (2010) Cuba
Bom feriado e feliz dia da latinidade!