Para alguns dos apaixonados por cinema, o roteiro é a linha dorsal da história. Com um prêmio dedicado a ele todos os anos na cerimônia do Oscar, é nele em que os grandes clássicos começam a ganhar forma e onde nascem as cenas icônicas do cinema mundial. Por isso, considerando a importância e a beleza dos roteiros, combinadas à brilhantes atuações e trabalhos de edição, o americano de 17 anos, John Kinnane, criou a conta no Instagram e o canal no Youtube “Script to Screen”, dedicados a comparar cenas famosas do cinema com seus roteiros originais.

Página do instagram “Script to Screen”: @script.to.screen
Nos recortes propostos pelo jovem americano, as cenas são colocadas em cima das falas previamente escritas, para que assim seja possível ver as diferenças que os atores impõem na interpretação adicionando uma emoção às falas e também o efeito das trilhas junto aos trabalhos de edição. É como se as palavras realmente ganhassem uma vida a mais diante dos nossos olhos, momento em que fica evidente que um filme é muito mais que apenas o esforço de uma pessoa ou outra da equipe e sim uma atividade conjunta, a qual depende de inúmeros fatores para chegar ao resultado que recebemos nas telas.
Em entrevista ao Jornal Nexo, o criador do “Script to Screen”, contou que o projeto nasceu de sua própria atividade de usar as cenas como material de estudo para a criação de seus roteiros e que a ideia de posta-las na internet veio de um desejo de dividir seu entendimento por trás das produções com mais pessoas. E, para isso, ele recomenda que quem assiste os vídeos do canal, preste atenção principalmente às diferenças presentes entre os roteiros e as reais falas dos atores.
O canal conta com cenas de filmes recentemente premiados como La La Land (2016) e Corra (2017), além de clássicos como The Great Dictator (1940) e Forrest Gump (1994), sempre com cenas de destaque da obras. Por isso, cuidado com os spoilers!
Ademais, as páginas são um prato cheio para os amantes do cinema e também para quem quer aprender mais a respeito do universo cinematográfico. Acesse as páginas no Instagram e no Youtube e conheça mais!
Fontes