Há um tempo atrás o ComunicaUEM contou para vocês sobre a série produzida pela Netflix Espanha, As Telefonistas, que trazia uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade na década de 1920. Recentemente, a Netflix atacou novamente com o lançamento de Tempos de Guerra, obra de ficção que aborda a temática no mesmo período, porém, desta vez em um ambiente totalmente diferente, a Guerra do Rife (1921-1926).
A Guerra do Rife foi um conflito resultante da política de expansão territorial espanhola, travado entre a Espanha e tribos rifenhas marroquinas, junto de Jebala e Gomara. O enredo da série se passa em Melilha, região na qual está centralizada uma parte do exército espanhol e narra a ida de um grupo de enfermeiras, composto por jovens de classe alta e lideradas pela Duquesa Carmen de Angoloti, com a missão abrir um hospital no local.
Nesse cenário, a série traz protagonistas determinadas a fazerem seu trabalho da melhor forma possível e apaixonadas pela vida a ponto de enfrentar os medos propostos pela guerra. Julia Ballester, Pilar Muñis de Solaruce e Magdalena Medina compõe o time das protagonistas que brilham em seus romances e lutam por suas convicções, deixando o destaque maior para a primeira, que parte para Melilha decidida a encontrar seu irmão e seu amor, perdidos em meio as batalhas. Em segundo plano, quem também merece brilho no time das enfermeiras é a personagem Verónica Montellano, mulher endurecida por uma vida dura mas de grande coração para tratar os feridos.

Reprodução: Netflix
Entretanto, apesar dos relacionamentos amorosos da heroína Julia Ballester ficarem em evidência como trama principal, ao meu ver, quem merece atenção maior e a dedicação da Duquesa Carmem. Mulher excepcional, de gênio forte e inabalável perante as dificuldades, ela se destaca desde o início por não se deixar abalar pelos homens no comando do exército. Atendendo ao pedido da rainha Vitória, ela enfrenta o coronel Vicente Marquéz, diretor de saúde na guerra e coordena o Hospital da Cruz Vermelha seguindo preceitos de humanidade e de forma justa, colocando a formação de suas enfermeiras a frente dos comandos de batalha.

Reprodução: Netflix
Além dos enredos citados, muitas histórias se desenvolvem ao longo dos 13 episódios da série espanhola, todas ao redor de mulheres que descobrem sua força de atuação e a alegria do trabalho, em meio à Guerra do Rife. Uma ótima pedida para maratonar no fim de semana ou para descansar em uma pausa nos estudos da semana!
Já assistiu a série? Conta para nós o que achou 😊