O ano letivo de 2018 começou, no dia 12 de março, com o pé direito na semana de integração de calouros de Comunicação e Multimeios na UEM. A programação reuniu várias apresentações e experiências a fim de integrar os calouros com o curso e seus veteranos, além de apresentar as diversas atividades que a universidade tem a oferecer aos novatos.

Pensada para trazer o máximo possível do curso para os calouros, os alunos do 2° ano, como responsáveis pela organização, dividiram as ações em 5 dias com direito a palestras de ex-alunos, bate-papo com os professores, trote solidário, festa, gincana, exibição de filme e mais!

Foto: Bianca Seabra

Foto: Bianca Seabra

Quem encabeçou o movimento de organização foi o aluno Guilherme Vinícius, que desde o início tinha a preocupação que acolher da melhor forma possível quem estava chegando à universidade, desta forma, ele e os envolvidos pensaram todo o evento de forma a respeitar as particularidades de cada um. Com isso, em sua visão como veterano, Guilherme considera que o evento teve mais pontos positivos do que negativos e que seu ápice foi a grande interação proporcionada pelos momentos vividos entre os alunos e também com os professores, principalmente nas experiências apresentadas na quinta-feira (15) por diversas organizações da UEM, como o CACO – Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios, a Criative Jr e o próprio ComunicaUEM.

E em conversa com os veteranos e calouros que estiveram presentes durante a semana, descobrimos que o momento de preferido entre os 5 dias foi a festa organizada pela Atlética de Comunicação e Multimeios da UEM, para os íntimos, a Lhama, que encerrou os eventos de integração na sexta-feira (16). Lá a galera teve a oportunidade de se conhecer melhor e quebrar o “gelo” das salas de aula e auditórios com uma gincana preparada pelos veteranos.  Nas palavras da aluna do 1° ano Eduarda Marion, a festa foi muito boa para poder se relacionar com os outros calouros, porque mesmo tendo se passado 4 dias de convivência ela não havia conversado com muitos deles e foi muito bom ter um lugar e tempo para todo mundo poder se relacionar fora do ambiente acadêmico.

Foto: Bianca Seabra

Foto: Bianca Seabra

Para além da festa, uma atividade especial que merece destaque é o trote solidário, que estimulou os participantes a arrecadar ração para os animais que circulam pelo campus da UEM. Ao fim da campanha, a galera conseguiu doar 95 kg de ração de cães e gatos para o projeto Frida – uma Vida Animal na Academia que se dedica a alimentar, dar amor e cuidar de todas as necessidades dos animais que escolheram nossa universidade como casa.

Alunos de comunicação e multimeios junto a responsável pelo projeto Frida e alguns dos animais da UEM

Alunos de comunicação e multimeios junto a responsável pelo projeto Frida e alguns dos animais da UEM durante a entrega das doações

Com o fim da semana de integração, ficaram as expectativas que ganharam uma carga ainda maior como o início das aulas e, para saber a opinião dos calouros ao final do evento, conversamos com a Isabella Gomes, que nos contou um pouquinho do que ela espera da Comunicação e Multimeios e do que ela achou das atividades propostas:

Também batemos um papo sobre expectativas com o Matheus Hernandes, que se mostrou muito interessado nas múltiplas áreas da comunicação:

Agora, com as aulas já em andamento, resta saber se as expectativas dessa galera que está começando os estudos serão atendidas ou não e ficar de olho no que essa turma irá produzir para a formação em comunicação.