Ryan Weideman é um fotógrafo graduado na California College of Arts & Crafts, que ganhou reconhecimento por seu trabalho fotografando passageiros durante suas atividades como taxista nas madrugadas de Nova Iorque. Em 1980, quando se mudou para a cidade mais populosa dos Estados Unidos, o artista procurava fazer seu nome no universo das artes, porém diante de problemas financeiros o jovem decidiu adiar seus sonhos e dedicar seu tempo a dirigir o táxi de um vizinho para pagar as contas.
Foi durante as corridas noturnas que Ryan Weideman percebeu em seus passageiros personagens em potencial para protagonizar suas fotografias, além dos cenários e outras pessoas de passagem a sua volta que também passaram a aparecer em retratos através da janela de seu carro. Algumas fotos eram feitas com permissão do passageiro e outras de forma casual, como em um clique acidental.

Ruby Duby Do, 1982

Untitled
Em algumas de suas obras o fotógrafo aparece junto às personagens, como em “Self-Portrait with Dianne Brill“, de 1886 e em Self-Portrait with Cowboy, de 1998.

Self-Portrait with Dianne Brill, 1886

Self-Portrait with Cowboy, 1998
Weideman passou cerca de 30 anos fotografando de forma anônima em seu táxi até ganhar prestígio e reconhecimento no mundo artístico. Assim, o americano conseguiu transformar o banco traseiro de seu táxi em um estúdio de fotografia e hoje tem seu trabalho exposto em coleções como “In My Taxi” e “Patrons”, alocadas em instituições como o Brooklyn Museum, o Oakland Museum e o Art Institute of Chicago.

Six Girls Crack Up, 1982

Odalisque In the Back of a Hack, 1982
Confira mais obras de Ryan Weideman no site da galeria Bruce Silverstein.
Fontes