A Glitch Art é uma técnica que explora a estética do erro da máquina digital. São utilizados elementos que remetem aos dados e códigos de objetos eletrônicos. Vários artistas brasileiros utilizam dessa técnica em suas produções, manipulando suas fotografias, ilustrações e arquivos corrompidos para criar novas imagens e gifs.
O projeto Urban Glitch, de Caique Poi, combina a arte digital com fotografias urbanas. O resultado é uma série de imagens com uma estética diferente.

Fotografia de Poi combinada com a técnica de Glitch Art

Imagem produzida pelo artista

Imagem do projeto de Caique Poi
O projeto completo pode ser visto aqui.
O artista Felipe Zerbini explorou a técnica em seu projeto Glitch Art. Ele manipulou digitalmente fotografias tiradas por ele, em programas como Notepad++ e Audacity.

Fotografia pertencente ao projeto Glitch Art, de Felipe Zerbini

Imagem produzida por Zerbini, com a estética da Glitch Art
A série de imagens produzidas por Zerbini pode ser vista em sua conta no Behance.
O projeto Glitch Gifs, do artista Yago Murakami, conta com gifs produzidos a partir dos erros que acontecem ao abrir imagens em programas que alteram seu código e composição. As imagens ficam com suas cores, posições e ângulos com uma estética diferente da forma original.

Gif feito por Murakami

Imagem do projeto Glitch Gifs
Broken é um projeto de Yahan Santos que utiliza a técnica de pixel sorting. O artista convidou fotógrafos para enviarem fotografias e as “quebrou”, deixando as imagens com uma estética atraente.

Foto de Carlos Sicolino que faz parte do projeto de Santos

Foto de Wesley Siqueira editada por Yhan Santos
No projeto Glitch Art Experiments, Roberlan Borges combinou a ilustração com referências da técnica de Glitch Art. As imagens produzidas são bem coloridas e possuem uma composição visual criativa.

Ilustração produzida por Roberlan Borges, para o projeto Glitch Art Experiments

Ilustração feita por Borges
A Glitch Art é uma técnica diferente e que pode ser explorada e utilizada de várias formas, gerando trabalhos artísticos com composições diferentes das convencionais.