Na mitologia grega, logo após Zeus ter vencido a batalha dos Titãs, ele perguntou às divindades se lhes faltava algo, ou se sua criação estava completa. Os deuses então pediram que Zeus criasse seres divinos para celebrar suas vitórias e o universo.

Atendendo aos pedidos dos deuses, Zeus se deitou com Mnemosine – deusa da memória – por 9 noites, que viera a dar origem às 9 musas. Uma delas era a musa da música, Euterpe, que encantava a todos com sua flauta dupla. Elas viviam perto de riachos dos quais as águas davam criatividade à quem a bebesse.

A explicação mítica sobre a origem da música é completamente próxima à realidade. A música é uma forma artística sonora que encontramos para expressar nossas dores e alegrias.
Desde a época em que o mito era contado, até os dias de hoje, muita coisa foi feita no campo da música. Gente de tudo quanto é tipo cantando suas histórias.

Dentre os mais diversos estilos musicais e artistas, nós do Comunica selecionamos os 3 melhores músicos brasileiros, de acordo com a Rolling Stone, para celebrar este dia da música.

1. Tom Jobim
Quase que a música perde um gênio para a arquitetura. Antônio Carlos Jobim, queria ser arquiteto, antes de se consagrar como músico. Ele construiu a base do que veio a ser chamado posteriormente de música popular brasileira. Tom sofreu algumas críticas no Brasil e teve sua obra classificada como “americanizada”, porém o artista sempre se dedicou a pensar em seu país e todas suas brasilidades, mesmo fazendo sucesso fora do país.

“Tom concebeu a trilha sonora da Pasárgada brasileira, o país futurista idealizado por JK e traçado por Oscar Niemeyer” Marcelo Ferla para Rolling Stone.

2. João Gilberto
Conhecido por sua radicalidade na música, Gilberto desconstruiu e reconstruiu canções, por reinventar a forma de fazer música. Ele é acusado de reinventar o DNA da música brasileira. Apesar de Tom Jobim já fazer sucesso em Nova Iorque, foi João Gilberto que levou a música popular brasileira para os EUA, Europa e Japão. Desde a infância teve contato com a música em casa, o artista participou de diversos conjuntos vocais durante a adolescência, o que o levou a iniciar sua carreira no Rio de Janeiro.

“Ele é orgânico, inconsciente. Ele é.” – Marcus Preto para Rolling Stone.

3. Chico Buarque

É característico pela sua pluralidade de definições. Chico é um artista combativo, já cantou os sofreres do homem simples e trabalhador, cantou pela liberdade de expressão nos tempos difíceis de censura da ditadura militar, além de criar músicas e trilhas para peças teatrais e filmes brasileiros, sempre com uma pegada crítica. O artista também escreveu peças e livros, hoje alterna seu trabalho entre a música e a literatura.

[Chico] “Pode não ser tão combativo quanto no passado, mas segue com afiado espírito crítico. É, acima de tudo, um poeta da canção popular.” – Toninho Spessoto para Rolling Stone.

Sabemos que 3 artistas é muito pouco para definir a música brasileira, é tanta gente boa! Há ainda as mulheres, que só apareceram a partir da décima quarta posição, com Elis Regina.

Para conferir quais são os outros artistas listados pela Rolling Stone, acesse o link.

E aí, deu para curtir um pouquinho esse dia do músico com a gente? Conta aí quem você acha que é o maior músico brasileiro!